Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Bem Vindo(a)!
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Guia de Ajuda com Pratos
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Guia de Ajuda com Pratos

 Responder Responder Página  123 8>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
André Luis Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 03/03/05
Status: Desconectado
Pontos: 14587
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Luis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Guia de Ajuda com Pratos
    Postado: 08/04/07 as 20:20

Fala galera, constantemente bateristas iniciantes, adicionam meu msn e vêm me perguntar coisas simples sobre bateria. Então eu resolvi criar esse tópico,que pra muitos não vai ter utilidade,mas pra mta gente creio que vá ser útil!

Não tinha nada pra fazer mesmo,então mandei bala!hehe

Espero que gostem!

Pratos: Os pratos na bateria são umas das peças mais importantes e que dão muita identidade ao baterista.

Existem inúmeras marcas,modelos,tamanhos,espessuras e tipos de pratos!


Vamos citá-los:

Crash:

Crash é o também conhecido como "prato de ataque",é geralmente junto com o hit-hat (chimbal) um dos pratos mais usados no kit!
Ele é usado pra fazer acentuações,dar mais peso na música e também serve como "condução" em alguns casos. As medidas variam de 14" até grandes peças de 20" ou mais!

Hit-hat:
Este podemos dizer que é o principal prato do kit! Pois é nele que você vai conduzir a maioria das músicas! Ali fica grande parte da identidade do baterista!
Também conhecido como "chimbal", é mais usado na medida de 14" ou 13",porém existem vários tamanhos, que variam desde os pequenos como 10" até os grandes de 15". Este ao contrário dos outros, é formado por 2 peças,uma sobre a outra,que como em uma concha se unem. A parte de cima é chamada de TOP,e a de baixo é a BOTTOM. Na maioria das vezes a parte de baixo é mais pesada que a de cima.

Ride:
Este é o prato conhecido também como "prato de condução" ou " prato de apoio".
Esse prato é usado para fazer literalmente conduções na música, com o som geralmente agudo, é usado por bateristas de todos os tipos.
O tamanho mais usado é o de 20",porém existem tamanhos que variam desde 18" até grandes peças de 28"!!

Splash:
Este prato é o menor do kit! A medida mais usada é a de 10". Mas existem tamanhos desde 06".
Não tão comum como os outros 3 citados anteriormente,este prato funciona mais como um prato de efeito!
Muito usado para fazer pequenas acentuações ou apenas para dar um toque extra na música.

China:
Este prato talvez seja o mais peculiar, pois tem um som bem único! Digamos que seja um som "trash". É menos usado do que os 3 primeiros,porque assim como o splash,é um prato de efeito,usado menos vezes nas músicas. Tem um som geralmente sujo e cortante!
 
Marcas: Existem hoje no mundo inúmeras marcas de pratos,o número de fabricantes é realmente grande!

Nas marcas importadas,as mais conhecidas são: ZILDJIAN,SABIAN, PAISTE e MEINL.
É claro que existem muitas outras,porém estas 3 são as mais "destacadas".

No cenário nacional temos: KREST,ORION e OCTAGON e RMV.

As empresas internacionais trabalham com várias ligas,entre elas a "B20",que é uma liga com 80%cobre+20% Estanho, já as nacionais,com exceção dos pratos da RMV trabalham apenas com a liga "B8" que é formada por 92 %Cobre+ 8%Estanho,e a liga "B15" da Krest, usada no modelo "N" que tem sua composição guardada à sete chaves pelo fabricante.
A constituição das ligas  não é necessariamente nessa proporção,e são geralmente trabalhadas de formas diferentes.Recebem martelamento,torneamento,alguns são usinados,etc...e é justamente por isso que cada marca tem sua identidade própria!
 
Modelos:
Você foi comprar pratos e se deparou com várias descrições como "thin, medium, rock e heavy", e agora?

Bom, para os Crashes,funciona geralmente assim:

Thin: São os pratos mais finos,ou seja,com a espessura menor! Se comparados aos pratos Rock são mais sensíveis!
Não são indicados para quem tem a "mão pesada" ou quer um som mais "violento".
Na maioria das vezes são pratos que abrem fácil,sem precisar colocar muita força,porém o volume não é dos maiores. São uma boa pedida pra quem toca um samba,MPB ou coisas do gênero.

Medium: Este modelo está entre os Thin e os Heavy, pois não é tão fino e sensível como os thin, e nem tão grosso como os Heavy!
São considerados os mais versáteis, ou seja, podem ser usados para diferentes aplicações,e mesmo assim se portam bem, sem parecerem pesados ou leves de mais.

Heavy: Aqui estamos falando dos pratos mais grossos! Os modelos Heavy geralmente são mais espessos,e são indicados para quem tem a mão pesada,ou para quem toca um som mais "pesado".
Esses pratos não abrem tão fácil como os Thin por exemplo,mas tem um volume muito bom se comparados aos 2 anteriores!
Pra quem toca metal,rock,etc. é uma boa escolha!

Quantos pratos devo ter?
Bom,essa é uma pergunta que realmente não tem como responder!
Existem bateristas que usam apenas 2 pratos no kit,enquanto outros usam dezenas deles!
Em um único kit,podemos ter vários hit-hats, crashes,rides, splashes e chinas.
Não há uma regra para isso, cada um decide quantos deve ter.

Que tamanho devo comprar?
Bom, essa pergunta é mais fácil de ser respondida.
O tamanho dos pratos que você vai usar depende muito do som que você toca com sua banda ou que procura em seu kit!

Se você toca Samba por exemplo, pratos grandes e pesados não seriam indicados,pois não "casaria" com o tipo de som proposto! Ao mesmo tempo em que se você toca Rock,comprar pratos pequenos e finos não daria muito certo!
Então apesar de também não haver uma regra básica na escolha deles,é bom ter bom-senso na hora de comprá-los,para não ficar uma coisa "bizarra".

Como devo posicionar os pratos em meu kit?
Bom, aqui está outra pergunta que não tem uma regra básica!
A questão de posicionamento,é uma questão muito particular. Na maioria das vezes,para bateristas destros,o Ride fica do lado direito, o hit-hat do lado esquerdo e os crashes á frente junto ao splash. O china fica nas laterais.
Porém como citei,não há uma regra para isso,se você quiser colocar o china no meio,o splash nas costas, o hit-hat na direita e o ride em cima da cabeça,sinta-se à vontade!rs

Como devo posicionar meus pratos na estante?
Os pratos quando colocados na estante(pedestal), não devem ficar muito presos,nem muito soltos!
Se o prato ficar muito preso,ele não vai vibrar como deve,e consequentemente vai rachar ou quebrar, ao mesmo tempo que se ficar muito solto, vai "dançar" muito na estante.
Portanto mais uma vez aqui deve-se usar o bom-senso.
Outro ponto importante é que não devemos posicionar os pratos muito "retos", eles devem ficar mais inclinados para o baterista. Se ele ficar muito reto,a baqueta baterá de frente com a borda,e assim o prato irá sofrer mais impacto,e consequentemente quebrará mais rápido. Apesar de muitos preferirem usar ele mais reto,os próprios fabricantes alertam sobre esse detalhe!
E outro detalhe é que também não devemos deixar o prato ter contato direto com o metal da estante! Geralmente as estantes vem com borrachinhas nos parafusos,mas se não tiver,você pode improvisar uma com mangueirinha de chuveiro mesmo,apenas para não ter contato metalXmetal.

Então tem um jeito de eu bater no prato?

Sim,existe um jeito correto de bater no prato. Para os crashes, tente não bater muito próximo à cúpula,bata próximo a borda, com o pescoço da baqueta(VIDE FOTO DA BAQUETA ABAIXO), para que o impacto não seja muito "bruto".

Outro detalhe importante,é tentar não golpear diretamente como um martelo,e sim variando feito um chicote! (FOTO ABAIXO)
 
NÃO devemos posicionar e bater assim:
 
No hit-hat o ideal é usar a ponta da baqueta e bater na superfície do prato TOP. O prato assim terá um som mais limpo,porém muita gente bate na borda mesmo para conseguir mais volume e peso.
 
No ride, usa-se a ponta da baqueta para conduzir no corpo do prato,e na cúpula pode-se usar a ponta da baqueta ou o pescoço da mesma! Assim conseguimos tirar um som bem mais alto e agressivo!
 
No splash devemos medir a força imposta! Ele por ser um prato mais fino e pequeno,não precisa da mesma força usada no crash ou china. Com menos esforço o prato já canta legal.
 
No china o ideal é bater na "curva" do prato, se bater na borda, o prato terá grande chance de trincar, assim como na parte interna dele. É um prato diferente,e por isso deve-se observar a maneira de tocar.
Há pessoas que usam o prato invertido,mas isso não é recomendado pois acaba com a vida útil do mesmo.
 
 
Como carregar meus pratos?
Bom,o jeito mais recomendado de carregar os pratos é utilizando Cases, porém esses na maioria das vezes são caros,então sobram as opções de Semi-cases e Bags!
Os pratos para terem uma vida útil melhor,devem ser sempre manuseados com cuidado,se possível utilizando uma flanela para pegá-los,ou luva.
No Bag,colocar um pano separando cada prato para não se tocarem,ou se já vier com divisões,não é necessário!
Existem bags feitos em espuma e também em borracha E.V.A., existem algumas empresas que fazem por encomenda seus bags.
Procure sempre evitar de deixar o prato no chão quando for apresentar ou ensaiar,pode acontecer de pisar sem querer,e acredite,isso acontece.
 
Fotos de bag e semi case:
BAG:
 
SEMI-CASE:
 
Meu prato sujou e agora?
Os pratos,principalmente os com acabamento brilhante,tem uma facilidade imensa para sujar! Se colocar as mãos,já fica marca!
O recomendado é que sempre após tocar, limpá-los com uma flanela seca,para tirar eventuais marcas de dedo e pó,assim não acumula muito.Mas mesmo assim,quando a sujeira junta, muitas pessoas usam produtos que criam uma camada protetora nos pratos, limpam e dão brilho. Um bem conhecido é o WD-40,que não utiliza componentes abrasivos em sua fórmula,assim não afeta o verniz do prato.Existem também produtos semelhantes como o Super-Lub.
WD-40:
 
SUPER-LUB:
Existem produtos que NÃO devem ser utilizados como por exemplo: Brasso, kaol, Silvo, limão e sal,entre outros!
Esses produtos são muito pesados para os pratos.
Algumas pessoas gostam de lavar os pratos com sabão de coco neutro,e água corrente,esfregando com uma esponja macia,e secando bem depois.
Para os pratos sem verniz,eu não recomendo usar nenhum produto,somente uma flanela mesmo,e em último caso um pouco de WD-40 para tirar o excesso de marcas.
 
Existem também os limpadores originais das marcas, são produtos específicos,que deixam o prato zerinho, mas creio eu que sejam um pouco forte. Tem que ter cuidado na hora de passar!
Geralmente em qualquer loja de música você acha pra vender!
Tem em versão de líquido e também na versão pasta! Não existe muita diferença,vai mais do gosto de quem compra.
Limpador Sabian líquido e Zildjian em pasta e líquido:
 
SABIAN LÍQUIDO:
 
ZILDJIAN EM PASTA E LÍQUIDO:
 
Cuidei e limpei meu prato,mas mesmo assim ele quebrou.E agora?
Se seu prato trincar, não se desespere!
Se o trincado for na borda do prato,às vezes dá-se um jeito. Existem muitos luthiers que trabalham com bateria,e que podem fazer um corte em "meia lua" em volta do corte,evitando assim que ele aumente.
O som do prato geralmente muda um pouco ou muito,dependendo do tamanho do trincado.
Se o prato quebrar na cúpula,aí fica mais difícil de recuperar,pois é uma parte vital do prato.
Tem também quem faz "bolinhas" com a furadeira nas extremidades do tricado! Para que ele pare de crescer, fazendo um furinho em cada canto.
Se mesmo após fazer o corte o prato trincar de novo, o jeito é comprar um novo!
Espero que o que eu escrevi aqui ajude o pessoal com algumas coisas mais simples!
Qualquer sugestão ou correção,só me mandar M.P. que eu edito!
 
Abraços!
 
 
 
 


Editado por goedert - 23/04/07 as 17:30
Voltar ao Topo
Links Patrocinados


Voltar ao Topo
DaNicko Ver Drop Down
Avançados
Avançados
Avatar

Cadastrado em: 10/12/06
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DaNicko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08/04/07 as 20:58
Parabéns, ótimo topico muito esclarecedor para novos bateristas.

so acrescentando...
    Se o prato rachar,principalmente quando o rachado eh mais longo fica ruim o somse ''arrancar um pedaço''.
    Entao uma sugestao q costuma dar certo eh fazer um furo de uns 4mm na ponta da rachadura para contê-la.
    Isso voce mesmo pode fazer com uma furadeira em casa.
    Se preferir peça a alguém mais experiente, tomando cuidado  pois os pratos sao peças frágeis.
Bateria ou...

Drum

Trommel

鼓式     

Барабанные

tamburo

tambour

드럼
Voltar ao Topo
GabrielMC Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 22/02/06
Localização: Uberlândia
Status: Desconectado
Pontos: 3358
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielMC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08/04/07 as 23:24
valeu andré, faltou umas fotinhas mas ficou show o tópico

utilidade pública =P
VENDO VIC FIRTH 5B AMERICAN CLASSIC - R$28,00 O PAR! INTERESSADO? MP!
Voltar ao Topo
Pipe Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 05/04/06
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 1652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/04/07 as 02:17
Está excelente, é o que faltava, junto com um FAQ das marcas e modelos. O único senão fica pra um (suposto) equívoco aqui:
 
Originalmente postado por André Luis André Luis escreveu:

"...Sim,existe um jeito correto de bater no prato. Para os crashes, tente não bater muito próximo à cúpula,mas também não bata diretamente na borda. Tente mirar no meio do prato. Outro detalhe importante,é tentar não golpear diretamente como um martelo,e sim variando feito um chicote!

 

No hit-hat o ideal é usar a ponta da baqueta e bater na superfície do prato TOP. O prato assim terá um som mais limpo,porém muita gente bate na borda mesmo para conseguir mais volume e peso..."

 
Claro que eu posso estar errado, mas no crash eu aprendi a bater com o pescoço da baqueta na borda do prato, e é assim que eu vejo a maioria do pessoal bater. Igualmente no Hi-Hat, mas bate-se na "intersecção" dos dois pratos. Não consigo imaginar a batida que tu descreveu ali, seria com o corpo da baqueta no meio do prato?? Se for assim o som sai bem estranho, e ele abre com uma maior dificuldade. O resto tá bem legal cara, valeu!
Não sou dono da Bagpipe!!



Antônio Prado-RS
Voltar ao Topo
André Luis Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 03/03/05
Status: Desconectado
Pontos: 14587
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Luis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/04/07 as 03:20
Originalmente postado por Pipe Pipe escreveu:

Está excelente, é o que faltava, junto com um FAQ das marcas e modelos. O único senão fica pra um (suposto) equívoco aqui:
 
Originalmente postado por André Luis André Luis escreveu:

"...Sim,existe um jeito correto de bater no prato. Para os crashes, tente não bater muito próximo à cúpula,mas também não bata diretamente na borda. Tente mirar no meio do prato. Outro detalhe importante,é tentar não golpear diretamente como um martelo,e sim variando feito um chicote!

 

No hit-hat o ideal é usar a ponta da baqueta e bater na superfície do prato TOP. O prato assim terá um som mais limpo,porém muita gente bate na borda mesmo para conseguir mais volume e peso..."

 
Claro que eu posso estar errado, mas no crash eu aprendi a bater com o pescoço da baqueta na borda do prato, e é assim que eu vejo a maioria do pessoal bater. Igualmente no Hi-Hat, mas bate-se na "intersecção" dos dois pratos. Não consigo imaginar a batida que tu descreveu ali, seria com o corpo da baqueta no meio do prato?? Se for assim o som sai bem estranho, e ele abre com uma maior dificuldade. O resto tá bem legal cara, valeu!
 
Então cara, tipo,acho que escrevi de uma maneira errada.
 
O ideal mesmo é bater com o pescoço da baqueta na borda, e quando o pescoço bate na borda,consequentemente a ponta fica mais ou menos no meio do prato!
hehe
 
Entendeu o que quis dizer?
 
Abração!
Voltar ao Topo
Silvestre Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 12/12/03
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 1319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Silvestre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/04/07 as 21:52
Originalmente postado por DaNicko DaNicko escreveu:

Parabéns, ótimo topico muito esclarecedor para novos bateristas.so acrescentando...    Se o prato rachar,principalmente quando o rachado eh mais longo fica ruim o somse ''arrancar um pedaço''.    Entao uma sugestao q costuma dar certo eh fazer um furo de uns 4mm na ponta da rachadura para contê-la.    Isso voce mesmo pode fazer com uma furadeira em casa.     Se preferir peça a alguém mais experiente, tomando cuidado  pois os pratos sao peças frágeis.


pode dar resultado e conter a rachadura, mas as duas "abas" que se formam, as laterais da rachadura, ainda vão ter atrito entre si, gerando ruido...
assim, vc dever desbastar para elas não se acertarem durante a vibração
Voltar ao Topo
The Drummer Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Hell yeah, bitch!

Cadastrado em: 23/09/03
Localização: Belo Horizonte
Status: Desconectado
Pontos: 7711
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar The Drummer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/04/07 as 22:01
MUito bom o topico esta de parabens!!!!
Voltar ao Topo
Ganz Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 31/10/05
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 6168
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ganz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/04/07 as 23:12
só um comentário off topic....
 
 
acho MUUUUUUUUUUUUUUUUITO BREGAAAAAA falar "prato de ataque",  "prato de condução", "prato de efeito", ahhh quem fala isso parece que não manja bosta nenhuma de bateria hahahah todo mundo no orkut fala assim..... 
isso na minha opniãoo!!!!
 
 
e valew!! bom tópico! vc q escreveuu? o.0
eu naum teria paciencia pra esvrever!!! parabenssss!!!
k-boom

GustavoZ
Voltar ao Topo
André Luis Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 03/03/05
Status: Desconectado
Pontos: 14587
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Luis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/04/07 as 23:19
Originalmente postado por GustavoZ GustavoZ escreveu:

só um comentário off topic....
 
 
acho MUUUUUUUUUUUUUUUUITO BREGAAAAAA falar "prato de ataque",  "prato de condução", "prato de efeito", ahhh quem fala isso parece que não manja bosta nenhuma de bateria hahahah todo mundo no orkut fala assim..... 
isso na minha opniãoo!!!!
 
 
e valew!! bom tópico! vc q escreveuu? o.0
eu naum teria paciencia pra esvrever!!! parabenssss!!!
 
Hehehe,verdade, é meio tosco esses termos,mas tem gente que só entende assim.rs
 
Sim,eu que escrevi.
 
Abraço!
Voltar ao Topo
Alayr Jr. Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Melhor Tópico 2009/Batera + Bonita 2010

Cadastrado em: 26/08/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 5666
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alayr Jr. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/04/07 as 23:42
Ótimo tópico, bem esclarecedor. Acho que vale agora gastar um tempinho e colocar umas fotos e algumas outras marcas também.
 
Parabéns pela iniciativa.
Voltar ao Topo
Pipe Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 05/04/06
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 1652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/07 as 03:06
Originalmente postado por André Luis André Luis escreveu:

 
Então cara, tipo,acho que escrevi de uma maneira errada.
 
O ideal mesmo é bater com o pescoço da baqueta na borda, e quando o pescoço bate na borda,consequentemente a ponta fica mais ou menos no meio do prato!
hehe
 
Entendeu o que quis dizer?
 
Abração!
 
Entendi, mas dá uma corrigida lá, porque como é pro pessoal novo, alguns podem ter a mesma confusão que eu e acabar tocando de um jeito errado.
Não sou dono da Bagpipe!!



Antônio Prado-RS
Voltar ao Topo
Ganz Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 31/10/05
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 6168
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ganz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/07 as 03:47
Originalmente postado por André Luis André Luis escreveu:

Originalmente postado por GustavoZ GustavoZ escreveu:

só um comentário off topic....
 
 
acho MUUUUUUUUUUUUUUUUITO BREGAAAAAA falar "prato de ataque",  "prato de condução", "prato de efeito", ahhh quem fala isso parece que não manja bosta nenhuma de bateria hahahah todo mundo no orkut fala assim..... 
isso na minha opniãoo!!!!
 
 
e valew!! bom tópico! vc q escreveuu? o.0
eu naum teria paciencia pra esvrever!!! parabenssss!!!
 
Hehehe,verdade, é meio tosco esses termos,mas tem gente que só entende assim.rs
 
Sim,eu que escrevi.
 
Abraço!
 
uheuihia
tem nego q so entende assim msm... /"então, cliente, temos esse crash aki..." "cxrash, o q é isso? ahh PRATO DE ATAQUE" uiheuihajkhasjkdfhsuhiueheuihiuehashdjka hakjsdhakjdlhadjald
 
e mais uma vez parabens pelo tópico!!!
k-boom

GustavoZ
Voltar ao Topo
André Luis Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 03/03/05
Status: Desconectado
Pontos: 14587
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Luis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/07 as 04:15
Originalmente postado por Alayr Jr. Alayr Jr. escreveu:

Ótimo tópico, bem esclarecedor. Acho que vale agora gastar um tempinho e colocar umas fotos e algumas outras marcas também.
 
Parabéns pela iniciativa.
 
Valeu Alayr!
 
Vou colocar umas fotinhas agora sim!
 
Com o tempo vou completando ele com mais detalhes!
 
Um abraço!
Voltar ao Topo
Gianfranco Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 29/06/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 2328
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gianfranco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/07 as 09:00
Ótimo tópico André....vai ajudar e muito o pessoal mais novo
 
Parabéns.
 
P.S: Só edita essa parte em vermelho:
As empresas internacionais trabalham com várias ligas,entre elas a "B20",que é uma liga com 80% de estanho e 20% de bronze, já as nacionais,com exceção dos pratos da RMV trabalham apenas com a liga "B8" que é formada por 92% de estanho e 8% de bronze,e a liga "B15" da Krest, usada no modelo "N" que tem sua composição guardada à sete chaves pelo fabricante.
 
B8= 92 %Cobre+ 8%Estanho
B20= 80%cobre+20% Estanho
 
hehehehe abraço 
Pearl+Mapex+RMV+Orion+Sabian+Zildjian=Som.





[IMG]http://img206.imageshack.us/img206/5797/citrouillean060ep.gif">



Voltar ao Topo
Renato Siqueira Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
'Ranto - The legend'

Cadastrado em: 18/10/03
Status: Desconectado
Pontos: 7731
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Renato Siqueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/07 as 16:26
Eu dei uma lida rápida, e constatei algumas coisas que eu não concordo.

Por exemplo: os pratos devem ser classificados pela sua espessura, não pelo seu modelo, até pq cada marca tem um nome diferente pra pratos semelhantes.

Vc acertou ao citar os pratos Thin e Medium, mas ROCK não é um tipo de prato! Seria mais correto utilizar a denominação HEAVY, ou MEDIUM HEAVY.

As espessuras disponiveis são: extra thin, thin, medium thin, medium, medium heavy, heavy, extra heavy. Ou utilize termos em portuugues (fino, extra fino, medio pesado, extra pesado, etc....)

Não precisa citar todas, mas não cite o modelo ROCK.

Por exemplo: muitas empresas denominam ospratos heavy ou medium heavy como power, como heavy, como rock, como metal....mas oq realmente importa é a espessura do prato.

A cúpula altera o som do prato, mas isso é um assunto muito mais complexo, não iria ajudar tanto quem está começando.

Assim que eu tiver mais um tempinho eu posto outras observações.

Parabéns pela iniciativa e pelo tópico!

Abração.

Voltar ao Topo
Renato Siqueira Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
'Ranto - The legend'

Cadastrado em: 18/10/03
Status: Desconectado
Pontos: 7731
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Renato Siqueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/07 as 16:39

Alguns vão achar: putz, o Renato é um chato!

Mas minha intenção é ajudar a tentar "abrilhantar" um pouco mais esse tópico tão bem construído e que será tão útil, principalmente aos mais novos aqui do fórum.

Algumas considerações minhas: 

1)Não acho certo dizwer que o crash é o prato mais usado na bateria, junto com o hi-hat.
Tem bateristas que sequer usam crashes! 
Usam só rides, hats e swish! E tem bateras que usam acentos muito raramente, em jazz, bossa, etc...
Acho que essa colocação é errada. Ou pelo menos coloque: geralmente é um dos pratos mais usados na bateria...

2) China (ou chinese): uma peculiaridade desse prato, é que ele tem as bordas "viradas". Seu som tem uma característica bem oriental, lembrando os gongos chineses. Daí o seu nome. 

3) Marcas importadas mais conhecidas: eu colocaria a Meinl nessa lista.

4) Os pratos em B8 são fabricados da mesma maneira, o que difere é o tratamento dado ao metal após a liga estar pronta! Ele pode ser torneado, martelado, usinado, etc...... 

5) Sobre os modelos, já falei acima.


Mais uma vez, reitero: não quero estragar seu tópico, gostei muito dele! E parabéns pela sua disposição em escrever um tópico grande  e de grande utilizade! 

Sempre que precisar, estarei à disposição pra ajudar no que for preciso!

Abração à todos.

Voltar ao Topo
André Luis Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 03/03/05
Status: Desconectado
Pontos: 14587
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Luis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/07 as 16:42
Originalmente postado por Renato Siqueira Renato Siqueira escreveu:

Eu dei uma lida rápida, e constatei algumas coisas que eu não concordo.

Por exemplo: os pratos devem ser classificados pela sua espessura, não pelo seu modelo, até pq cada marca tem um nome diferente pra pratos semelhantes.

Vc acertou ao citar os pratos Thin e Medium, mas ROCK não é um tipo de prato! Seria mais correto utilizar a denominação HEAVY, ou MEDIUM HEAVY.

As espessuras disponiveis são: extra thin, thin, medium thin, medium, medium heavy, heavy, extra heavy. Ou utilize termos em portuugues (fino, extra fino, medio pesado, extra pesado, etc....)

Não precisa citar todas, mas não cite o modelo ROCK.

Por exemplo: muitas empresas denominam ospratos heavy ou medium heavy como power, como heavy, como rock, como metal....mas oq realmente importa é a espessura do prato.

A cúpula altera o som do prato, mas isso é um assunto muito mais complexo, não iria ajudar tanto quem está começando.

Assim que eu tiver mais um tempinho eu posto outras observações.

Parabéns pela iniciativa e pelo tópico!

Abração.

 
Valeu pelos toques Renato!
 
Com certeza existem mais classificações, mas a pessoa tendo noçao do que é THIN,MEDIUM E ROCK, já dá pra ter uma base do que seria um MEDIUM THIN por exemplo.
 
Ontem fui editar algumas coisas e colocar fotos,mas deu pau no site e não entrou,hoje a tarde eu tenho tempo e mudo tdo e ja coloco as fotos!
 
Um abraço!
Voltar ao Topo
André Luis Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 03/03/05
Status: Desconectado
Pontos: 14587
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Luis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/07 as 16:45
Originalmente postado por Renato Siqueira Renato Siqueira escreveu:

Alguns vão achar: putz, o Renato é um chato!

Mas minha intenção é ajudar a tentar "abrilhantar" um pouco mais esse tópico tão bem construído e que será tão útil, principalmente aos mais novos aqui do fórum.

Algumas considerações minhas: 

1)Não acho certo dizwer que o crash é o prato mais usado na bateria, junto com o hi-hat.
Tem bateristas que sequer usam crashes! 
Usam só rides, hats e swish! E tem bateras que usam acentos muito raramente, em jazz, bossa, etc...
Acho que essa colocação é errada. Ou pelo menos coloque: geralmente é um dos pratos mais usados na bateria...

2) China (ou chinese): uma peculiaridade desse prato, é que ele tem as bordas "viradas". Seu som tem uma característica bem oriental, lembrando os gongos chineses. Daí o seu nome. 

3) Marcas importadas mais conhecidas: eu colocaria a Meinl nessa lista.

4) Os pratos em B8 são fabricados da mesma maneira, o que difere é o tratamento dado ao metal após a liga estar pronta! Ele pode ser torneado, martelado, usinado, etc...... 

5) Sobre os modelos, já falei acima.


Mais uma vez, reitero: não quero estragar seu tópico, gostei muito dele! E parabéns pela sua disposição em escrever um tópico grande  e de grande utilizade! 

Sempre que precisar, estarei à disposição pra ajudar no que for preciso!

Abração à todos.

 
É esse o espírito que queria ver aqui no tópico cara!
 
É sempre bem vindo a opinião de pessoas com mais experiências do que eu!
 
O que vc achar que deve acrescentar ou corrigir,é só falar!
 
Com o tempo o pessoal vai adicionando informações, e vai se tornar um tópico legal pra quem tá entrando no mundo da batera, ou até pra quem já tá à algum tempo!
 
valeu Renato,abraço!
Voltar ao Topo
Renato Siqueira Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
'Ranto - The legend'

Cadastrado em: 18/10/03
Status: Desconectado
Pontos: 7731
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Renato Siqueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/07 as 18:46
Ainda acho que deve ser editado: rock = heavy!

É um prato espesso!

Senão o cara pode pensar: poxa, na linha AAX não tme um prato "rock"? Tem, é o AAX Metal.

Na linha K Custom, a K Heavy, etc....

Rock é denominação usada por algumas marcas, heavy é a denominação correta, conforme a espessura do prato.

Abração André!

Voltar ao Topo
Renato Siqueira Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
'Ranto - The legend'

Cadastrado em: 18/10/03
Status: Desconectado
Pontos: 7731
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Renato Siqueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/07 as 20:58
Tá cada vez melhor o tópico hein!

Só mais uma sugestão: as letras sulinahada não são muito boas de ler!

hahahaha, que chato esse Renato hein!

Use linhas normais e em negrito, aí fica fácil pra quem é míope, como eu, de ler!

Parabéns, tá ótimo seu tópico!

Abraçlao.

Voltar ao Topo
Ganz Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 31/10/05
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 6168
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ganz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/07 as 21:56
Originalmente postado por Renato Siqueira Renato Siqueira escreveu:



Só mais uma sugestão: as letras sulinahada não são muito boas de ler!


Use linhas normais e em negrito, aí fica fácil pra quem é míope, como eu, de ler!


 
 
uheihaiue pensei a mesma coisa mas nem flei nada uiehahiuehuhuiea
 
pra mim é boa preta e em negrito...
 
só por curiosidade, quantos graus vc usa? eu uso 3,5
k-boom

GustavoZ
Voltar ao Topo
André Luis Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 03/03/05
Status: Desconectado
Pontos: 14587
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Luis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/04/07 as 00:35
Originalmente postado por Renato Siqueira Renato Siqueira escreveu:

Tá cada vez melhor o tópico hein!

Só mais uma sugestão: as letras sulinahada não são muito boas de ler!

hahahaha, que chato esse Renato hein!

Use linhas normais e em negrito, aí fica fácil pra quem é míope, como eu, de ler!

Parabéns, tá ótimo seu tópico!

Abraçlao.

 
Então cara, justamente!
 
Coloquei um "P.S." no fim do texto!
 
Eu editei,e do nada todo o texto virou um link,e ficou sublinhado,e não consigo desfazer. =P
 
Tou vendo com o Salun pra ver se ele me ajuda.
 
Abraço!
 
******EDIT*******
Refiz o tópico todo,mais enfeitadinho com negritos e tal.hehe


Editado por André Luis - 11/04/07 as 01:11
Voltar ao Topo
diego`dee Ver Drop Down
Seniors
Seniors


Cadastrado em: 07/12/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diego`dee Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/04/07 as 01:25
Parabéns André!
Muito legal pra galera que tá começando e não entende muito bem de pratos. O tanto que eu já vi de gente socando a mão na borda dos crashes (usando eles retos pra ficar mais bonito hehe)..
 
Alguém podia fazer um tópico esclarecedor como esse sobre PELES que é um assunto um pouco mais aprofundado.
 
Um abraço!
 


Diego Lara
Voltar ao Topo
Renato Siqueira Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
'Ranto - The legend'

Cadastrado em: 18/10/03
Status: Desconectado
Pontos: 7731
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Renato Siqueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/04/07 as 14:17
Originalmente postado por GustavoZ GustavoZ escreveu:

Originalmente postado por Renato Siqueira Renato Siqueira escreveu:



Só mais uma sugestão: as letras sulinahada não são muito boas de ler!


Use linhas normais e em negrito, aí fica fácil pra quem é míope, como eu, de ler!


 
 
uheihaiue pensei a mesma coisa mas nem flei nada uiehahiuehuhuiea
 
pra mim é boa preta e em negrito...
 
só por curiosidade, quantos graus vc usa? eu uso 3,5


O meu grau não é tão alto, é 1,00 e 1,25.

O foda é que eu tenho tbem astigmatismo, aí fica tudo como se tivesse uma névoa, de longe é foda de enxergar mesmo!

Voltar ao Topo
claudiobex Ver Drop Down
Avançados
Avançados
Avatar

Cadastrado em: 10/03/07
Localização: Americana-sp
Status: Desconectado
Pontos: 349
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claudiobex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/04/07 as 03:32
e aee...pessoal...
excelente topico e excelente discussão...muito construtiva....
mais tenho uma duvida exatamente no meio dos heavys e rock crashs....
na serie STRONDO da orion....ha dois modelos de crash....
o roch crash (17'', 18'', 19'') e os heavy crash (17'', 18'', 19'') algum de voces saberiam diferenciar!? qual eh mais espesso?! bom...isso aee
valeu!!
Voltar ao Topo
goedert Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
bateraclube.com.br

Cadastrado em: 20/09/03
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 40739
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar goedert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/04/07 as 17:30
SHOW DE BOLA!

Fixei ele, vamos deixar assim por algum tempo...

Ótimo tópico!!!
Voltar ao Topo
André Luis Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 03/03/05
Status: Desconectado
Pontos: 14587
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Luis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/04/07 as 19:23
Originalmente postado por goedert goedert escreveu:

SHOW DE BOLA!

Fixei ele, vamos deixar assim por algum tempo...

Ótimo tópico!!!
 
Opa!
 
Valeu goedert!
 
Vindo de alguém experiente como você é uma honra!
 
Qualquer sugestão que você tiver,pode falar que eu edito.
 
Abraço!
 
 
Voltar ao Topo
Guilherme Gama Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes
Avatar

Cadastrado em: 25/07/06
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 47
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guilherme Gama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/04/07 as 19:22

grande topico, bom sempre dar uma estudada sobre como conversar e utilizar seus instrumentos!

 
Arbaços!
Voltar ao Topo
DANIEL BATERA Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 01/06/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DANIEL BATERA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/04/07 as 19:38
Curti bastante os toques.
 
A galera é muito carente de informação memso, e muitas vezes pensamos o básico todo mundo sabe, e não é bem assim, ainda mais que todo dia tá nascendo novos bateras por esse Brasil afora.
 
Parabéns pela iniciativa!
 
Abraço!
 
DANIEL BATERA®
www.danielbatera.com.br
www.danielbatera.com.br
Voltar ao Topo
ma drummer Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes
Avatar

Cadastrado em: 04/01/07
Status: Desconectado
Pontos: 87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ma drummer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26/04/07 as 22:51
SHOW A RAPAZIADA AGORA PARA D ENXE O SAKO!!!!!!
 
HHAHUHAUHA
 
ZUERA!!!
 
grande tohpico André Luis
 
abraçao!!!!!
Voltar ao Topo
Metalrio Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 05/01/07
Status: Desconectado
Pontos: 1483
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Metalrio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26/04/07 as 22:51
Com a enorme oferta de pratos que existem no mercado cara, seu tópico é essencial pra galera mais inexperiente(eu,por exemplo rs), obrigado pelo tópico e pela força!!
Voltar ao Topo
DANIEL BATERA Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 01/06/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DANIEL BATERA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/04/07 as 01:45
Pára de encher o saco é ótimo!
 
hehehehehehehe
 
 
valeu!
 
DANIEL BATERA®
www.danielbatera.com.br
www.danielbatera.com.br
Voltar ao Topo
Régis- Reativa Ver Drop Down
Moderadores
Moderadores
Avatar

Cadastrado em: 19/07/06
Localização: Recife/PE
Status: Desconectado
Pontos: 4652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Régis- Reativa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/04/07 as 16:22
Parabéns André pelo tópico e pela iniciativa, realmente um tópico muito importante para o pessoal ir se entrosando mais com o que existe de pratos e assim facilitar a escolha, lembrando que sempre o mais importante mesmo é voce testar o prato e gostar do som. Abraços
Voltar ao Topo
DANIEL BATERA Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 01/06/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DANIEL BATERA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/04/07 as 16:32
Verdade, não adianta o cara ir pela opinião dos outros e depois gastar uma grana prá ter um som que não curte...
 
Tem que tocar, ouvir, analisar... isso é super importantemesmo!
 
valeu!
 
DANIEL BATERA®
www.danielbatera.com.br
www.danielbatera.com.br
Voltar ao Topo
alefer drums Ver Drop Down
Seniors
Seniors


Cadastrado em: 31/05/06
Localização: Indaial - SC
Status: Desconectado
Pontos: 2193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alefer drums Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/05/07 as 21:15
Ae André!! Joinha?
Eu já tinha visto seu tópico sim, mas isso eu ja sabia hehehe
Só não sabia como descer a baqueta no china hahaha porque nunca usei um e vo comprar!
Vi que o Renato falou que se fala "Heavy"
Eu não sei se tem um jeito correto de se falar, por ex. eu falo "Dark"!
Também você botou la "Hit-Hat", o correto é "Hi-Hat"!
Mas valeu, esse tópico vai ajudar uma boa galera iniciante!
Agora umas perguntinhas:
Eu só tenho super-lub, é a mesma coisa que o WD-40?
E tem que passar alguma coisa no prato (como panos etc.) depois que usa o super-lub?
Abração.
Voltar ao Topo
Ganz Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 31/10/05
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 6168
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ganz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/05/07 as 21:41
Originalmente postado por alefer drums alefer drums escreveu:

Ae André!! Joinha?
Eu já tinha visto seu tópico sim, mas isso eu ja sabia hehehe
Só não sabia como descer a baqueta no china hahaha porque nunca usei um e vo comprar!
Vi que o Renato falou que se fala "Heavy"
Eu não sei se tem um jeito correto de se falar, por ex. eu falo "Dark"!
Também você botou la "Hit-Hat", o correto é "Hi-Hat"!
Mas valeu, esse tópico vai ajudar uma boa galera iniciante!
Agora umas perguntinhas:
Eu só tenho super-lub, é a mesma coisa que o WD-40?
E tem que passar alguma coisa no prato (como panos etc.) depois que usa o super-lub?
Abração.
 
acho q superlub é lubrificante, não tem nada a ver com WD40... tem um lubrificante aki q eu uso pra lubrificar a molinha do peda, e tá escrito super - lub... e é lubrificante, nada mais q isso...
k-boom

GustavoZ
Voltar ao Topo
André Luis Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 03/03/05
Status: Desconectado
Pontos: 14587
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Luis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/05/07 as 02:42
Originalmente postado por GustavoZ GustavoZ escreveu:

Originalmente postado por alefer drums alefer drums escreveu:

Ae André!! Joinha?
Eu já tinha visto seu tópico sim, mas isso eu ja sabia hehehe
Só não sabia como descer a baqueta no china hahaha porque nunca usei um e vo comprar!
Vi que o Renato falou que se fala "Heavy"
Eu não sei se tem um jeito correto de se falar, por ex. eu falo "Dark"!
Também você botou la "Hit-Hat", o correto é "Hi-Hat"!
Mas valeu, esse tópico vai ajudar uma boa galera iniciante!
Agora umas perguntinhas:
Eu só tenho super-lub, é a mesma coisa que o WD-40?
E tem que passar alguma coisa no prato (como panos etc.) depois que usa o super-lub?
Abração.
 
acho q superlub é lubrificante, não tem nada a ver com WD40... tem um lubrificante aki q eu uso pra lubrificar a molinha do peda, e tá escrito super - lub... e é lubrificante, nada mais q isso...
 
O super-lub tbm é anti-ferrugem! Não tem pra vender o Wd-40 aki..=P
 
Mas o super-lub sempre foi bom pra mim,eu costumo esfregar com uma flanela todos os pratos,acho q só passar gruda mta sujeira!
 
Sobre o hit-hat ao inves de hi-hat eu coloquei errado mesmo.hehe
 
Foda se editar vai sair dos tópicos fixos,mas o pessoal vai lendo e vendo as observações!
 
abraços


Editado por André Luis - 04/05/07 as 02:43
Voltar ao Topo
DANIEL BATERA Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 01/06/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DANIEL BATERA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/05/07 as 03:09
Eu sinceramente não uso nem recomendo a ninguém passar qualquer tipo de produto em seus pratos.
 
Uma vez conversando com um fabricante de pratos o cara me disse que até os produtos específicos para limpeza de pratos, como os da Zildjian e Sabian, podem vir a danificar o verniz do memso, e acabar por deixá-lo desprotegido.
 
Tenho vários pratos antigos e marrom/beje escuros, e nem penso em passar nada neles além de uma flanela seca.
 
Essa é minha recomendação!
 
valeu!
 
DANIEL BATERA®
www.danielbatera.com.br
www.danielbatera.com.br
Voltar ao Topo
kalado Ver Drop Down
Avançados
Avançados
Avatar

Cadastrado em: 18/05/05
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 300
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kalado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/05/07 as 15:31
vlws Andre, belo topico.... ajuda de mais

ate a mim mesmo, xDD tinha muitas coisas que não sabia

vlws mesmo
abraço!!

Hard BAGs PERSONALIZADOS!

Mail - bagpipe2008@gmail.com
Voltar ao Topo
Marcelo Doxa Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar
Representante Sonotec

Cadastrado em: 05/04/07
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 634
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo Doxa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/05/07 as 18:20
Parabéns ficou muito LEGAL, os bateras iniciantes podem contar com este tópico como uma AJUDINHA e ficou bém profissional1!
Mais uma vez parabéns!
Ass Marcelo Auss Doxa
9137-2083
Voltar ao Topo
 Responder Responder Página  123 8>
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down



Esta página foi carregada em 0.203 segundos.