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Aula de Pedal Duplo - Gustavo Teixeira

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gustavoteixeira Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Aula de Pedal Duplo - Gustavo Teixeira
    Postado: 01/05/06 as 05:26
neste tópico estarei dando aulas virtuais com dicas das quais eu trabalho aqui em Macaé / RJ, no meu curso de bateria, sobre pedal duplo, como adquirir controle, velocidade, resistência, entre outras dúvidas frequentes sobre o assunto, sou professor há mais de 13 anos atualmente! e trabalho em Workshop`s para a Odery meu patrocinador de baterias, onde tenho abordado muito este tema, será um prazer poder compartilhar com pessoas que gostem de verdade desse assunto, pois as aulas serão gratuitas, aproveitem, fiquem espertos, que estarei postando as partes separadamente, valeu!


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gustavoteixeira Ver Drop Down
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primeira dica será a seguinte. como estaremos começando as aulas, gostaria primeiro de colocar alguns pontos referentes ao estudo do pedal duplo. segue então uma dica

nunca tentem aprender sozinhos, pois algo que aconteceu comigo em relação ao estudo de pedal duplo, foi ter uma lesão que até agora não melhorou! já faz uns 3 anos, e por isso não começem seus estudos sozinhos procurem um bom profissional na área, siga este conselho! pois mais tarde quem não tiver pelo menos uma aula seuqer com um bom professor de renome poderá ter surpresas desagradávies, confiem, é verdade!



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Madruga Ver Drop Down
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to esperando as dicas de Velocidade e resistencia !!!!

vc tem site ???

parabens pela ótima iniciativa !!!

Que Que foi , Que que foi , Que que há ?
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gustavoteixeira Ver Drop Down
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Não ainda não tenho site, mas poderá conhecer meu estilo no tópico de elaboração de solos por Gustavo teixeira, na seção de aulas e estudos , aqui mesmo, lá postei alguns solos!


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alexbatera Ver Drop Down
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boa isso e de interece a muitas pessoas no forum

to esperando mais dicas

alexandre
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Seabra Ver Drop Down
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ESPERANDO OS EXERCICIOS DE VELOCIDADE E RESISTENCIA.

SERIA LEGAL COLOCAR ESSE TÓPICO DEFINITIVO PRA GALERA FICAR SEMPRE CONFERINDO.

ABRAÇOS

 

Imagem removida pela moderação por violar o tamanho limite.
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ju_com_banana Ver Drop Down
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mto legal so falta comprar um pedal duplo agora eu!!
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Idario Ver Drop Down
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ESTOU ESPERANDO TAMBÉM AS AULAS.

ABRAÇOS

IDÁRIO

Dario
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Parte 1 dos estudos de pedal duplo

 

Estudo do uso de pedal duplo ou bumbo duplo  apostila 01 - por Gustavo Teixeira

 

Iniciação aos entendimentos do uso do pedal duplo ou bumbo duplo.

 

Muitos bateristas se deparam com inúmeras dificuldades em relação as técnicas

e principalmente a maneira correta de pisar, sentar no banco, altura do banco,

tensão das molas, tipo de calçado apropriado para tal atuação, tensão das peles

do bumbo ou bumbos, e o mais importante de todos que é o fato de sempre utilizar

 um metrônomo para auxiliar as tomadas de tempo e andamento afim de propiciar

a noção exata de como está sendo colocada cada nota.

 

Vamos classificar esses itens de maneira individual e veremos que a co-relação entre

eles irá fazer com que se chegue ao resultado almejado.

 

Maneira correta de pisar

 

 A maneira correta de pisar: cada tipo de pedal tem o que chamamos de "ponto doce",

ou seja, é o ponto do qual se extrai o melhor de rebote e controle do pedal. Para isso

é preciso que utilize sempre as pontas dos pés de maneira que o calcanhar não fique

tão elevado e ainda assim aproveite o movimento das pernas e do joelho para que

possa deixar o pedal livre, pois dessa maneira conseguirá ter  um controle total do pedal.

 Mas acontece que cada pedal têm o seu "ponto doce" diferente uns dos outros, então

 o melhor é colocar a ponta do pé mais ou menos acima do meio da sapata do pedal,

 assim terá o resultado ideal. Caso não seja no meio, poderá ser abaixo um pouco do

meio ou acima, então tente experimentar a colocação do pé entre esse espaço sendo

assim delimitado entre abaixo do meio do pedal e acima dele.

 

Obs: nunca coloque os pés perto da corrente ou fita posicionados na polia, pois o

pedal ficará muito sensível e sem rebote, ou seja, o pé colocado muito acima não funciona

de maneira eficiente.

.

 

Altura do banco

 

  A altura do banco e maneira correta de se sentar: o fator mais importante no ato de se

 tocar  o pedal duplo ou até mesmo a bateria inteira é sem dúvidas o posicionamento

 do banco e sua altura, desta maneira deverá fazer um angulo de no mínimo 90º e de

 no máximo 120º, pois as pernas não podem ficar muito retraidas ou muito deslocadas

 para frente, isso poderá causar dados muitas vezes irreparáveis aos joelhos e

principalmente a coluna.

 

Obs: sempre sentar do meio para frente do banco e se possível adquirir um banco estilo

banco de motocicleta, pois o mesmo é totalmente ergonômico sendo ideal para o uso

 com o pedal duplo ou dois bumbos.

 

 

 



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Durval Ver Drop Down
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Originalmente postado por gustavoteixeira gustavoteixeira escreveu:


nunca tentem aprender sozinhos, pois algo que aconteceu comigo em relação ao estudo de pedal duplo, foi ter uma lesão que até agora não melhorou! já faz uns 3 anos, e por isso não começem seus estudos sozinhos procurem um bom profissional na área, siga este conselho! pois mais tarde quem não tiver pelo menos uma aula seuqer com um bom professor de renome poderá ter surpresas desagradávies, confiem, é verdade!



Peraí, Gustavo, também não é assim!
É claro que ter um bom professor é sempre aconselhável, isso não se discutie.
Mas também não precisa dizer que a moçada a nunca deve tentar aprender sozinho. O fato de você ter tido uma lesão não significa que todos nós a teremos. Muitos excelentes bateristas são autodidatas e nunca tiveram uma lesão.

E sobre a maneira correta de pisar, você descreveu bem uma delas, o método de calcanhar levantado ou heel up. Não se pode esquecer de outras técnicas. Em algumas situações e para alguns bateristas, repousar o pé inteiro no pedal (heel down) traz melhores resultados.

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gustavoteixeira Ver Drop Down
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O que eu quiz dizer em relação a um bom professor, não significa que um baterista tente aprender sozinho, mas acontece que um estudante quer sempre exceder, e o professor seria tipo um personal drum, ou seja, ajuda a controlar a ansiedade do estudante afim dele não se machucar, isso acontece com muita frequência, pode ter certeza. eu digo isso porque quem quer ser bom em pedal duplo, quer estudar de 4 a 8 horas por dia, como eu estudava, então se eu tivesse uma orientação na época, hoje não teria a tal lesão, concordo, mas isso acontece muito, mais do que imaginam, valeu!


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FelipeBarcellos Ver Drop Down
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Legal. !! Estou esperando mais dicas!
www.purevolume.com/RAZER
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gustavoteixeira Ver Drop Down
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iremos trabalhar bastante na questão de reistência e velocidade, aguardem!



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gustavoteixeira Ver Drop Down
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Lista de alguns bateristas que usam o pedal duplo de forma criativa: dennis Chambers, vinie colaiuta, dave weckl e steve smith, não estranhem pois mencionei bateristas que não são expert, no assunto é para que vocês tenham uma idéia de outra abordagem, a do jazz em o pedal duplo, depois irei colocar os feras da velocidade, depois comento isso tudo!


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gustavoteixeira Ver Drop Down
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pratiquem usando um metrônomo para ajudar na evolução!


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ederbatera Ver Drop Down
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Muito Bom!!! Parabéns! Vou ficar de olho nas dicas!
Éder Medeiros
www.edermedeiros.com
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gustavoteixeira Ver Drop Down
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obrigado pessoal, estarei colocando o melhor de estudos sobre o assunto aqui!


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Peccatu Ver Drop Down
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Maneiro... vou estar de olho também.

Abraços...


Ouça-me em:

Infinity to One
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Juliana Trindad Ver Drop Down
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Oi tudo bem?

Sou nova no fórum......tb estou aguardando as aulas!!!

Fik com Deus!!!

" Em terra estranha estou.....venho em serviço do meu REI "
Juju
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GuilhermeBonnes Ver Drop Down
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Bela Iniciativa!!! Parabéns cara!


www.facebook.com/guilhermebonnes
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gustavoteixeira Ver Drop Down
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parte 2

 

Tensão das mola

 

A tensão das molas: para uma performance ideal existem dois tipos apropriados de  tensionamento das molas: um seria colocar as duas molas de forma idêntica,para que se possa ter um controle igual de ambos os pés, e a outra seria usar a mola  do pé oposto ao principal, no caso de destro seria o pé esquerdo para que se possa ter  a compensação de força do mesmo afim dele não ter atraso, pois muitos bateristas  acham que  isso não seja certo, mas na verdade é até mesmo melhor do que  primeira  opção, pelo simples fato de que o segundo pé ou bumbo não tem a mesma afinidade de força e coordenação.

 

 

Tipo de calçado apropriado para atuação

 

O tipo de calçado apropriado para atuação: neste caso é importante ressaltar que o calçado deverá ser o que você acha o mais confortável e que não cause nenhuma dor ou desconforto aos pés. Desse modo uma  dica seria calçados com a sola mais plana para quem utiliza os pés por inteiro na sapata e calçados com um pequeno salto tipo de trainning para uso com as pontas dos pés.

 

Obs: como mencionado não existem restrições em relação aos calçados, apenas

adequação a eles em relação as sapatas diferentes dos pedais de bumbo, então

procure testar diversos tipos de calçados tipo, tênis, sapatilha, ou até mesmo sapatos.

 

 Tensão das peles do bumbo ou bumbos:

 

 o importante é frisar que existem três coisas que podem

ajudar a ter uma boa resposta do bumbo, um seria o tensionamento das duas peles  de forma igual, pois poderia  ser dividida em três partes: menos apertada, meio termo  e mais apertada, isso para  se ter uma idéia geral, pois as diversas formas de afinação e conclusões devem partir  de experimentos do baterista para uma melhor adequação. Então usando as peles  mais soltas você terá um som mais  grave e poderoso, sem harmônico e tende a não ter muito rebote, ideal para atuações sem muitas notas. Usado mais para groove!

 



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Idario Ver Drop Down
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CONTINUA, CONTINUA, CONTINUA.........

ABRAÇOS

IDARIO

Dario
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Idario Ver Drop Down
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EA GUSTAVO,

NO TÓPICO SOBRE POSTURA VC FALOU "ergonomia é tudo na bateria!

COMO ASSIM? NÃO ENTENDI DIREITO.

DÁ PARA ESCLARECER?

ABRAÇOS

IDÁRIO

Dario
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pedrobateria Ver Drop Down
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cara ta muito bom

eu estou adorando essas sua aulas

ja to começando a aprender mais um pouco

mandou muito muitomuitomuitomuitomuitomuitomuitomuitomuitomuitomuitomuito muitomuitomuitomuitomuitomuitomuitomuitomuitomuitomuitomuito muitom

bem

Em busca de um forum melhor:Quando for postar algo,veja onde ira postar
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Gustavo.BNU. Ver Drop Down
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Muito bom, parabéns pela iniciativa Gustavo, aguardamos os restantes, mais até agora esta mandando muito bem...
Esta fazendo muito bom uso do forum... 

Valeo, aquele abraço. 

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gustavoteixeira Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/05/06 as 13:22
ergonomia é todo um processo pelo qual uma pessoa, independente da área de atuação se submeta a obter conforto e qualidade de vida com ela, ou seja, ergonomia é a forma pela qual um cidadão utiliza recursos anatômicos ou trabalhe bem o uso do corpo com o seu instrumento de trabalho, de lazer ou esporte, por exemplo: uma pessoa que trabalha sentada o dia inteiro na frente de um computador, se não se preocupar com a ergonomia relacionada a altura da cadira o conforto da mesma, a distância da tela, o uso correto do manuseio com o teclado e mouse, este cidadão poderá contrair doenças do tipo dort, entendeu, para isso entra a ergonomia, que é a qualidade física em que um indivíduo se submete para melhorar suas atividades do dia a dia, no caso da bateria seria a mesma coisa, só que de maneira adaptada a realidade, masi tarde irei falar sobre esse tema separadamente!


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gustavoteixeira Ver Drop Down
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por isso que falo que ergonomia é tudo, pois por causa disso o nick menza do megadeth teve cancer nos joelhos e teve que se afaztar da bateria e da banda, até mesmo quem gravou o cd do megadeth foi o Vinnie Colaiuta!


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lito Ver Drop Down
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Originalmente postado por Seabra Seabra escreveu:

ESPERANDO OS EXERCICIOS DE VELOCIDADE E RESISTENCIA.

SERIA LEGAL COLOCAR ESSE TÓPICO DEFINITIVO PRA GALERA FICAR SEMPRE CONFERINDO.

ABRAÇOS

 

     Falo tudo

RS
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lito Ver Drop Down
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  Muito bom o tópico!!!Só flta eu ter um pedal duplo
RS
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Idario Ver Drop Down
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VALEU GUSTAVO,

JÁ DEU PARA ENTENDER UM POUCO

ABRAÇOS

IDÁRIO

Dario
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Weslley Souza Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weslley Souza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/05/06 as 23:03
É isso ae mano. Valeu pelo o tópco.
Paaaaaaaz Povo!!!
Weslley Sismundo
-----------------------------------------------------
"Servir a Deus é maior que minhas realizações pessoais ou profissionais"
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gustavoteixeira Ver Drop Down
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parte 3 - fiquem atentos

continuação da 2 parte

 A Segunda opção seria as peles em meio termo, sendo tencionadas de maneira a

ficarem com um som médio grave e com um certo decay e harmônico pronunciado

Esse tipo de tensão tende a  deixar o pedal com um rebote melhor, ideal para muitasnotas e muito útil para bateristas que usem sequências de notas rápidas em escala. A terceira opção é usar as peles mais apertadas resultando em muitos harmônicos e decay  prolongados, podendo assim deixá-los apertados e usar um abafador interno tipo um travesseiro ou almofada especial para tal coisa afim de inibir os harmônicos sem que a pele fique menos tencionada proporcionando um rebote extra e muito usado para extremas performances e atuações de diversas repetições de notas seguidas.

 

 Utilização de metrônomo: é o mais importante item para adquirir um resultado mais rápido em termos de noção de tempo, resistência, medição de resultados no aspecto de sempre poder comparar a  evolução de sua velocidade e principalmente o andamento estarem corretos e harmoniosamente perfeitos.

 

Obs: use o metrônomo começando bem lento com a velocidade em "LARGHETO",

devagar, depois passe para "LENTO", que é o próprio nome, mais adiante "MODERATO", neste caso moderado, passando para "ALLEGRO", rápido em seguida "VIVO"  que é  um rápido mais elevado e finalizando com "PRESTO", que é muito rápido. De acordo com o andamento perceba que o ideal é tentar colocar as semínimas evidenciadas no tempo pedido afim de poder ter uma referência de tempo e divisão dos tempos e seus deslocamentos.

 

Pads e peles silenciosas

 

 atualmente existem uma gama infinita de possibilidades em relação a pads e peles silenciosas.

Uma opção muito eficiente para que possam exercitar e estudar sem o problema de incomodar alguém, é sem dúvidas o uso desses recursos. e assim pode-se ter mais concentração e mais sensibilidade para ver se existe algum erro durante a prática.

 

Os  pads

 

 são praticáveis feitos com a superfície de borracha simulando a pele do bumbo, com a finalidade de servir como tal. A vantagem  de treinar com os pads de borracha são a melhora da resistência e uma aplicação mais voltada para a técnica e a percepção de erros, pois como são silenciosos podemos conferir qualquer falha de tempo e andamento, e ainda assim verificar a existência de variações entre os pés.

 



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gustavoteixeira Ver Drop Down
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qualquer dúvida perguntem!


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Diego_drummer Ver Drop Down
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jah q vc falow em duvidas estou ake!!

quando vc disse:

e a outra seria usar a mola do pé oposto ao principal, no caso de destro seria o pé esquerdo para que se possa ter a compensação de força do mesmo afim dele não ter atraso

vc nao falou qual eh para apertar +!!!seria o pedal direito ou o eskerdo??

abraços!!
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Apertar mais ummpouquinho a do pé remoto, ou seja, a do pé esquerdo para que ocorra uma compensação de força e agilidade!


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parte 4 de nossos estudos pedalísticos!

Peles silenciosas

 

 São peles que parecem  uma tela de peneira, elas são construídas em  nylon e na verdade não tem uma superfície lisa como as peles comuns, sendo assim deixam passar o ar e por isso são peles silenciosas ou "mudas". A vantagem delas sobre os pads seria em relação a performance. Pois as mesmas possibilitam que sejam usadas em seu "set up" normal sem nenhum problema, a não ser pelo som que elas não tem, ficando apenas a ressonância da pele de resposta. Mas são as melhores opções de uso destinado aqueles que não querem incomodar e ao mesmo tempo ter mais concentração e focar seus exercícios com maior precisão técnica! Fazendo uso do próprio kit de bateria.

 

 



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Tá ficando bom :)
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parte 5 de nossos estudos!

 

Preparação física

 

 um baterista que vai começar a usar o pedal duplo ou dois bumbos deverá ter uma seqüência de preparação física adequada. Como por exemplo segue umas dicas simples: não fumar, não beber como qualquer músico que tem em mente a saúde e o bem estar para que possa se expressar usando seu instrumento, Alimentação rica em carboidratos e proteínas, além de tomar muitos líquidos como água, sucos diversos e repositores energéticos, praticar alguma atividade física sendo que uma opção excelente para os iniciados e profissionais em usar o pedal duplo ou bumbo duplo é o ato de pedalar uma bicicleta. Pois a musculatura exigida neste ato é a mesma usada para se tocar!   

 

  Neste estudo focado para o uso de pedal duplo ou bumbo duplo começaremos a analisar duas coisas principais para se adquirir controle em seu uso, seria o estudo da coordenação motora e controle motor; e da resistência, essas duas características que usaremos para conseguir melhorar nossa maneira de tocar, são de suma importância, pois sem elas é meramente impossível ter como ferramenta o uso do pedal duplo ou bumbo duplo para execuções de músicas ou solos de bateria.

 

 Os estudos preparatórios deverão ser executados sempre de maneira relaxada, sem tensão, pois tocar tenso é um erro muitíssimo comum aos bateristas de primeira viagem, sejam eles iniciantes no instrumento, ou no uso desses recursos que estamos abordando. Sendo assim é imprescindível que o estudante tenha uma capacidade grande se concentrar e ser paciente. Assim vai sr mais fácil compreender o uso desses recursos e como poderemos utiliza-los na música.

 

Estudo da coordenação motora e controle motor.

 

É sem dúvidas o mais importante estudo para se conseguir usar o pedal duplo, ou BD "Bumbo Duplo", pois sem fundamentar bem este estudo não haverá resultados satisfatórios, nem a  longo prazo! Então começaremos com dicas para um desenvolvimento da coordenação motora e do controle motor, ou  seja, estudaremos os princípios básicos do controle dos pés, pois sem esse estudo o baterista não compreenderá as diversas maneiras para usa-la.

 A coordenação motora é imprescindível para que o baterista mesmo com anos de experiência possa dominar a arte de tocar bateria, então não seria diferente para aquele que quer aprender a usar o pedal duplo! Primeiramente o estudo inicial é baseado em duas partes, sendo elas: toques simples e toques duplos, estudados separadamente!

 



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Diego_drummer Ver Drop Down
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ahhh!!!ta mtu massa!!!depois keria falar + contigo sobre issu!!
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parte 6 de nossos estudos

Estudos de toques simples

 

 Os toques simples como são chamados, refere-se aos toques executados com um toque por lado, ou seja, é usado um toque para cada lado do corpo, tanto para as mãos como para os pés. Os toques simples são os primeiros exercícios dos 40 rudimentos, que são essenciais para um desenvolvimento completo da técnica de um baterista, seja ele iniciante ou até mesmo profissional. Para desenvolver este estudo comece com uma seqüência de toques com cada pé, depois toque junto com as mãos. Na verdade essa idéia é apenas para se iniciar nesses estudos, e não um aprofundamento, pois para realmente se aprofundar o estudante deverá ter em mãos os rudimentos, que são utilizados pela maioria dos bateristas, e em seguida executar essas partes com os pés, pois dessa maneira o estudante terá mais controle sobre os pés.

 

Estudo de toques duplos

 

  Nessa parte o estudante deverá ter bastante firmeza com ambos os pés,  caso contrário, não terá muito proveito nesta etapa. Para começar a estudar os toques duplos, comece com a mesma idéia dos simples,ou seja, primeiro trabalhe os pés, depois as mãos junto com os pés, pois assim as mãos guiam os pés na direção certa, sem que os mesmo acelerem. É importante ressaltar o uso do metrônomo nos estudos. Trabalhando os toques duplos desse modo, ficará mais fácil para passar adiante, e conseqüentemente ter um resultado bom. Pois muitos bateristas que se iniciam na aventura de tocar com dois bumbos ou pedal duplo, esquecem que para aprender é  necessário três coisas: paciência, persistência e dedicação. Sem esses três ingredientes ficará impossível conseguir algum resultado. Então procure sempre estudar por etapas, e não juntar um amontoado de exercícios para ir estudando de uma só vez, faça por etapas e por categorias.

 



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