Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Aulas e Estudos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aula  de Pedal Duplo - Gustavo Teixeira
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Aula de Pedal Duplo - Gustavo Teixeira

Responder Responder Página  <12345 23>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gustavoteixeira Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 19/03/06
Status: Desconectado
Pontos: 4120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/05/06 as 06:02
os DW`s por natureza são mais rapidos mesmo, o melhor a fazer é tentar todas as regulagens possíveis, ou seja, tente aumentar a altura da maceta, depois diminua, tente uma tensão de mola mais macia ou média, a distância do batedor em relação a pele deverá ser mais ou menos de um palmo, ou um pouco menos que isso, tente também ver a altura da sapata, quanto mais alta mais rápido fica, então gaste uns dias ajustando o pedal até chegar num concenso, pois tenho um pedal da Pearl eliminator que me deu a maior dor de cabeça, até hoje não achei a regulagem ideal, já tenho ele uns três anos, então quanto mais regulagens e recursos tem um pedal, mais difícil será ajustá-lo, certo?

Uploaded with <a href="http://imageshack.us"
Links Patrocinados

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/05/06 as 06:04
o pedal RMV PHK 2000 é muito bom, apesar de ser bem mais barato, a qualidade deixa muitos tops, de boca aberta com a relação tecnológica empregada em sua construção, bom pedal!

Dion Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 21/09/03
Pontos: 6032
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dion Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/05/06 as 07:20

Bacana o tópico.

Acabei de ler ele inteiro.

Não sou novato na batera, toco a uns 9 anos já, realmente suas dicas são ótimas, tudo o que você está passando pra galera, eu tive que pagar pra um professor.

Falando de regulagens de pedal, isso é um problema, ele NUNCA fica 100%. hahaha

Eu tinha um DW5000, regulei ele 95% só, agora passei pra um DW9000, vamos ver se eu consigo deixá-lo a meu gosto.

Parabéns pelo tópico, suas dicas são ótimas.

Ah, se tiver como disponibilizar seus solos pra gente ouvir, eu não consegui baixar os outros.

Abraço.

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/05/06 as 07:30

obrigado segue então um solo de JAZZ, este solo foi gravado este ano, em meu estúdio com sistema analógico de gravação, e apoio de um pc com o sonar para registrar este solo!segue o link para este solo abaixo, ele tem até uns lances de pedal duplo, mas é mais técnicas de pivô, Drags eritmos combinados no final dele! estarei colocando mais solos aqui, aguardem!valeu, orbigado!

http://www.megaupload.com/?d=FMRWGGWC

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/05/06 as 07:37

este outro solo é de 10 minutos, imenso, e tem muitas levadas de pedal duplo, é muito bom para quem gosta de peadl duplo! segue abaixo o link para o download, mais uma vez obrigado! gostaria de saber se existe um programa para que eu possa compactar um solo de 10 minutos que tenho em video?

http://www.megaupload.com/?d=47Q57XKO

paulorocks Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 28/01/05
Pontos: 75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorocks Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/05/06 as 15:48

ow...

sei que essa resposta está um pouco atrasada...

é pro cara q tava reclamando do excesso de rebote da pele muda...

pq vc não tenta tirar a pele de resposta...

com cereteza o rebote vai diminuir bastante...

ótimo tópico kra...

flw

PAULO HENRIQUE VERRI
Sudarium
BB JOE
aldogomes Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 29/04/06
Pontos: 769
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aldogomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21/05/06 as 00:45
Originalmente postado por gustavoteixeira gustavoteixeira escreveu:

obrigado segue então um solo de JAZZ, este solo foi gravado este ano, em meu estúdio com sistema analógico de gravação, e apoio de um pc com o sonar para registrar este solo!segue o link para este solo abaixo, ele tem até uns lances de pedal duplo, mas é mais técnicas de pivô, Drags eritmos combinados no final dele! estarei colocando mais solos aqui, aguardem!valeu, orbigado!

http://www.megaupload.com/?d=FMRWGGWC

Amigo, de jazz esse solo não tem nada, ficou abaixo das minhas expectativas, faltou nesse solo mais sentimento, mais melodia, vc tem uma certa técnica mas infelizmente não me agradou.....desculpa a sinceridade, valeu!!!!!!

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/05/06 as 14:07
tranquilo agradar a todos é algo impossível, nem Deus que é Deus agrada! não é?

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/05/06 as 14:42

Tipos de batedores

Esse tipo de equipamento com certeza influencia na maneira de tocar, pois além de diferenciar o tato, ele diferencia o som, então são duas coisas que nos prejudicam se não forem levadas a sério. Então como escolher o tipo de batedor mais adequado as necessidades reais? Primeiro vamos  relacionar os tipos existentes no mercado atualmente, seriam eles: de feltro, de plástico e de madeira, são os mais usados e mais conhecidos, por isso iremos nos basear nesse três tipos existentes.

Poderemos analisar cada um detalhadamente em relação ao peso, velocidade que ele exerce durabilidade e sonoridade.

Segue então assim:

Batedores de feltro- são os mais usados e mais conhecidos no mundo, são os mais leves, pois como são confeccionados em feltro, um material tipo tecido compactado, que proporciona maciez ao toque, parecendo ser acolchoado. A velocidade que ele exerce é para o mais devagar, como é um tipo de tecido, seu rebote faz com que ele absorva o impacto, fazendo com que o pedal fique mais lento. Sua durabilidade é menor e requer sempre a troca deste artefato, e a sonoridade seria como se o bumbo estivesse abafado naturalmente, parecendo com um som meio que "aveludado", bem suave. Para facilitar a compreensão e comparação entre os três tipos no final estará uma lista com os tipos e características de cada um.

Batedores de plástico - embora não sejam tão antigos, eles estão começando a dominar o mercado agora, pelo simples fato que eles têm atributos que lhe conferem o reconhecimento dos bateristas modernos. Isso devido a questões simples, sendo assim primeiramente em relação a velocidade, da qual se obtém com mais facilidade do que com os batedores de feltro que cansam mais devido a absorção de impactos na pele, então os de plásticos são mais duros e não absorvem esses mesmos impactos, gerando assim mais impulsão e rebote sobre a pele e o mesmo. São mais pesado, porém como são maciços eles tendem a compensar para mias essa diferença entre os de feltro. Sua durabilidade é consideravelmente superior aos de feltro, isso devido ser maciço e não absorver os impactos nele. E a sonoridade é a que agrada mais aos bateristas que gostam de um som com mais kick, ou seja, mais definição ao toque! Sendo assim tem como característica sonora um som mais agudo, onde se percebe o primeiro toque, é excelente para o uso de flams! E bateristas adeptos a velocidade!

Batedores de madeira - esses batedores são menos conhecidos de um modo geral, mas muito usados por bateristas que gostam de mais impacto sonoro, além de mais rebote! A característica desse tipo de batedor é a precisão dos toques e uma definição absolutamente notável! O único porém é que são mais pesados e por isso o tipo de mola a ser usado no pedal, deverá ser condizente com essa realidade. A velocidade estará implicada neste quesito, pois também dependerá do tipo de mola para compensar essa diferença de peso entre os tipos de batedores mais leves. A sua durabilidade é excelente, pois como são maciços eles duram mais e tem mais resistência nos impactos. E o som é o ponto forte deste tipo de batedor, pois sendo denso e liso, ele proporcionará um som mais definido do que os de feltro, e mais volumoso do que os de plástico.

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/05/06 as 14:45
em relação a meus solos, estarei postando videos de solos que eu fiz no começo deste ano, e estão gravados com uma qualidade excelente, pois foram gravados com sistema analógico de áudio, e estão separados em 5 partes de mais ou menos entre 20 e 30 megas, confiram no tópico elaboração de solos por gustavo teixeira, na seção aulas e estudos aqui mesmo, valeu!

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/05/06 as 14:50
solos são diferentes de solos com combinações harmoniosas, no caso do solo de jazz que emncionei não atribui este recurso, mesmo porque é um solo livre, até DEnnis Chammbers, quem teve a oportunidade de ver este mostro na sua frente como eu tive no Zildjian Day de 01 de outubro de 1997 na estação vergueiro de metrô em São Paulo Capital entenderá o que eu quero dizer, o cara é o cara em jazz moderno com utilização de pedal duplo e clichês modernos, nãoa queles solos chatos de Tony Willians, eles são bateristas ultrapassados, os novos bateristas são e sempre serão os melhores, para quem estuda realmente o assunto sabe o que quero dizer, mas para não desfocar o nosso tópico, não irei falar aqui, então entre no meu tópico sobre solos e entenderá a proposta deste solo de jazz moderno, no calibre de Mike Stern, entenderam? senão entrem lá e analisem o estudo aprofundado de anos sobre o assunto antes de ficarem falando coisas do tipo que não agradam e por aí vai? sem ressentimento ou raiva, apenas antes de falarem tentem compreender as idéias, por isso muitos músicos bons pagam com a língua, é só uma dica!

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/05/06 as 14:57
sentimento em um solo é algo que todos tem, depende de como ele é feito, para não ficarmos nos estendendo um solo de heavy metal tocada ao extremo, tem sentimento, agora dizer que um solo de um cara tal não tem sentimento, daí é melhor ser entitulado como macumbeiro ou mãe diná, nadegas a declarar, sem raiva! pois decifrar algo que não é real, e que eu fiz com o maior amor de mais de 14 anos de estudos, é meio inválido e inapropriado para este tópico, onde est~~ao pessoas que me respeitam e são verdaderios estudiooso de bateria, tente estudar mais, pra anão ficar com seu tempo ocioso a ponto de falar coisas sem nexo, estude , aprenda, consulte, seja humilde, mesmo aquele cara que não toca nada, não podemos sair por ai falando que o solo que ele vez é uma merda! não é assim, certo amigo? nunca despreze e nunca fale mal em público de alguém que ache não ser bom, pois assim criamos inimizades e todavia podemos ser taxados como os melhores, ser melhor não significa ser famoso, ou ser querido, isso eu sei tenho milhares de experiências com músicos, bandas e artistas famosos que já toquei, eu não sou o melhor, sou melhor indivíduo a cada dia, como ser humano, ser baterista para mim, é algo melhor que ter uma religião, é simplesmente minha vida! só isso, dependo dela para sobreviver, então não pdoemos sair falando assim das pessoas!

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/05/06 as 15:01
lembrando que este tópico é sobre estudos de solos e não de jazz ou coisas parecidas, se for assim procurem algo que seja desse tipo, aqui no fórum tem excelentes bateristas de jazz, certo? para não desfocar aqui também procuro compartilhar minhas experiências como músico profissional com pessoas que procuram ajuda, é isso aí amigo, sejamos unidos por um mundo meplhor, sem essa de religião, política ou cor, sejamos unidos independentes de que time torcemos, é só isso! qualquer coisa estou aberto para críticas, sejam elas construtivas é claro, gostariam se alguém falasse que seu trabalho é um lixo, que demorou meses para fazer tal, ninguém gostari, certo, grande abraço a todos e desculpem se me extendi nesse assunto desfocado e infeliz!

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/05/06 as 05:34
posso continuar nosso estudos? valeu pessoal!

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/05/06 as 05:37
estou postando um video em que fiz um solo de 10 minutos, está aqui nesta seção, podem conferir lá, tm muito o uso do pedal duplo!

AndersonNew Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 23/03/06
Pontos: 77
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndersonNew Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/05/06 as 14:03
opá, manda ver ai!! pode dar continuidade , mas ae, tem
como vc falar um pokim sobre a mola e as diferentes
tensoes usadas, e tb a distancia do batedor em relaçao a
pele, e a altura do batedor, q são detalhes q nao
consigo acgar nenhum comentario, e pra quem ta começando
essas regulagems sao de enorme importancia   , valeu
ae, tudo de bom
Anderson//fist in nail
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25/05/06 as 06:21
molas e suas tensões, distância e altura do batedor ficarão mais para frente, estarei falando sobre isso sim, pois é de suma importância para uma boa performance, grato, aguardem!

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25/05/06 as 06:22

Desenvolvendo a resistência

Esta parte é sem dúvidas a mais procurada por 10 em 10 bateristas que usem pedal duplo, ou dois bumbos, isso pelo simples fato que o que geralmente fazemos com as mãos, achamos que é possível fazer com os pés, realmente poderemos fazer coisas iguais com os pés, mas para isso precisaremos aprender a dominar os toques simples, duplos e estudar bem as semicolcheias e fusas para depois começarmos a tentar estudar a resistência!

Sem a resistência muscular nunca chegaremos a próxima etapa que é a que todos os bateristas que estudam e tocam pedal duplo, ou dois bumbos procuram, a "velocidade", sem resistência não haverá velocidade, lembrem-se disso!

Para realizarmos com perfeição esta etapa precisaremos utilizarmos algumas dicas importantes , que contribuirão com este desenvolvimento.

Primeiro vamos dividir os estudos da resistência em quatro partes, nesta ordem: análise dos movimentos, exercícios extra bateria, exercícios de aquecimento e estudo de persistência muscular. Parece complicado, mas é mais simples do que imaginam, esta etapa é a mais importante para quem quer realmente aprender de vez a utilizar o pedal duplo, ou os dois bumbos!

Análise dos movimentos - esta etapa inicial se refere a fazer uma análise de sua postura, a altura do banco e os tipos de tensões da mola, como todo o conjunto relacionado aos ajustes do pedal, ou pedais!. Para que isso seja feito com bom aproveitamento, deveremos verificar como fazemos os movimentos dos joelhos e pés, para depois irmos adiante, tente ver se seus joelhos não estão rotacionando, se for esse o caso tente endireitá-los a ponto de que fiquem retos, fazendo um movimento de subida e descida, e não um movimento lateral, pois poderá acarretar lesões serias. E os pés deverão estar bem confortáveis sem esforço excessivo, para identificar isso, é necessário que os pés sempre estejam na linha da sapata e nunca saindo dessa linha, alguns bateristas até utilizam um recurso de toques laterais de dentro para fora, ou de fora para denrto, não está errado, é uma questão de gosto!

delap Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 10/06/05
Pontos: 1632
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar delap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25/05/06 as 13:58

Polêmica no ar!!! Vai começar mais uma  uma briga.

1º o amigo Aldogomes em nenhum momento falou que seu solo é um lixo ou uma merda.

2º você diz ser aberto à críticas, mas quando é criticado você leva pro lado pessoal.

3º você disse que o que ele falou não tem nexo? Só tem!

4º você diz que ninguém deve sair desmerecendo o trabalho de ninguém e tal...Vc vem e tenta desqualificar uma em a pessoa que teceu um comentário que é óbvio. Seu solo não tem nenhuma linguagem de jazz. No mínimo eu o poderia considerar fusion.

5º O comentário mais infeliz que você tenha feito é sobre dizer que os solos de Tony Williams são chato e ele e outros são ultrapassados. Que é isso? Talvez você precise ouvir Elvin Jones, Jack deJonhete e tentar fazer um solo chato daqueles. Pra uma pessoa que se diz professor esse é um tipo de comentário  inadimissível.

6º Dennis chambers é batera de jazz. Apesar de tocar muito, ele ´se enquadra no fusion, assim como o som de Mike Stern.

Se quiser conhecer jazz moderno ouça Chris Potter com Bill Stwart na batera.

Espero que não leve pro lado pessoal.

valeu!

Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndersonNew Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25/05/06 as 14:17

espero mesmo q ele nao leve pro lado pessoal uhaua , pq as dicas estao muito boas , vai q ele desisti de ajudar rsrs, mas ae criticas sao construtivas, com certeza cada um ve vom os olhos q tem e entende com a cabeça q quem , se todo mundo conseguir se dividir para aceitar certas coisas e criticar outras ta otimo, entao ao meu ver parabems ao criticado e ao criticador, pq de alguma forma alguma foi somada a nós nesse assunto . mas agora manda mais dicas ae uhauaha nao vejo a hora das dicas sobre mola rsrs , boas batucadas  a todos ae ......... vamu ver se agente sai igual uma metralhadora depois desse treinamento uahuaha , quem me dera uahuaha

Anderson//fist in nail
Ricardo Voodoo Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/05/06
Pontos: 1405
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25/05/06 as 14:29
Isso ae cara...podem discordar quanto a parada do solo, mas que o gustavo não deixe de deixar aqui as dicas que eu tb to acompanhando
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25/05/06 as 20:50
mandem solos de vocês para eu ouvir! o Chris Potter com Bill Stwart  veio aqui em minha Região no ano passado, precisamente em julho de 2005 na capital brasileira de jazz Rio das Ostras, senão sabem vieram só a nata do jazz, quando tiverem a oportunidade de conhecerem trabalhos de jazz moderno, venham até aqui no Rio, eu falo quando for o próximo evento! este meu solo é na verdade um fusion com pitadas de jazz, realmente tipo Mike Stern, eu tenho o show do Mike gravado aqui em Rio das Ostras e tem um solo com o baterista substituto do Dennis Chammbers, depois eu coloco para vocês verem que a minha linha é mais aquela, mesmo, e meio mike stern alá fusion, lógico que não levei para o pessoal, só acho que falar que não tem nada de jazz daí realmente não é bem assim! é um fusionjazz moderno, com certeza! abraços

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25/05/06 as 20:52
estou postando meu solo de 10 minutos em partes fragmentadas aqui nesta mesma seção, tentem fazer o download e montar o solo no windons movie maker, lá conheceram melhor meu estilo que é uma mistura de fusion e latino, não é o cantor não, entrem lá!

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25/05/06 as 20:54

segue aí galera, só não falem besteira, em falar que não toco com sentimento, vejam o meu video, valeu!

Desenvolvendo a resistência

Esta parte é sem dúvidas a mais procurada por 10 em 10 bateristas que usem pedal duplo, ou dois bumbos, isso pelo simples fato que o que geralmente fazemos com as mãos, achamos que é possível fazer com os pés, realmente poderemos fazer coisas iguais com os pés, mas para isso precisaremos aprender a dominar os toques simples, duplos e estudar bem as semicolcheias e fusas para depois começarmos a tentar estudar a resistência!

Sem a resistência muscular nunca chegaremos a próxima etapa que é a que todos os bateristas que estudam e tocam pedal duplo, ou dois bumbos procuram, a "velocidade", sem resistência não haverá velocidade, lembrem-se disso!

Para realizarmos com perfeição esta etapa precisaremos utilizarmos algumas dicas importantes , que contribuirão com este desenvolvimento.

Primeiro vamos dividir os estudos da resistência em quatro partes, nesta ordem: análise dos movimentos, exercícios extra bateria, exercícios de aquecimento e estudo de persistência muscular. Parece complicado, mas é mais simples do que imaginam, esta etapa é a mais importante para quem quer realmente aprender de vez a utilizar o pedal duplo, ou os dois bumbos!

Análise dos movimentos - esta etapa inicial se refere a fazer uma análise de sua postura, a altura do banco e os tipos de tensões da mola, como todo o conjunto relacionado aos ajustes do pedal, ou pedais!. Para que isso seja feito com bom aproveitamento, deveremos verificar como fazemos os movimentos dos joelhos e pés, para depois irmos adiante, tente ver se seus joelhos não estão rotacionando, se for esse o caso tente endireitá-los a ponto de que fiquem retos, fazendo um movimento de subida e descida, e não um movimento lateral, pois poderá acarretar lesões serias. E os pés deverão estar bem confortáveis sem esforço excessivo, para identificar isso, é necessário que os pés sempre estejam na linha da sapata e nunca saindo dessa linha, alguns bateristas até utilizam um recurso de toques laterais de dentro para fora, ou de fora para denrto, não está errado, é uma questão de gosto!

Exercícios extra / bateria - esta etapa se refere aos exercícios físicos em que nos submetemos para adquirirmos mais resistência muscular, para isso segue alguns exemplos simples para esse desenvolvimento: praticar exercícios musculares na região da batata da perna e pés, andar de bicicleta, caminhar ou correr. Esses exercícios extra bateria, são um complemento físico para obter mais resistência aos músculos mais usados para essa prática.

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/05/06 as 07:24
poderemos continuar sem crise? certo? gostao não se discute, isso é bom para que eu possa estudar mais e aprender mesmo, sendo profissional há mais de 14 anos e tendo gravado, tocado com bandas e artistas de peso, trabalho incalsavelmente no estudo da bateria, e isso me motiva mais, vou aprender mais, é isso aí!

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/05/06 as 07:24
vamos continuar nossos estudos? valeu moçada!

KRISIUN Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/09/03
Pontos: 1429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KRISIUN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/05/06 as 10:27
pow vamo la!agora q achei um topico legal aqui pra tirar minhas duvidas sobre o terrivel monstro do pedal duplo!
Shows, Aulas e free lancer(todos os estilos)
Twitter: @mauolis
Perfil Facebook: http://www.facebook.com/mauolis
Fanpage Facebook: http://www.facebook.com/mauolis01
contato@mauolis.com
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/05/06 as 21:50

Exercícios extra / bateria - esta etapa se refere aos exercícios físicos em que nos submetemos para adquirirmos mais resistência muscular, para isso segue alguns exemplos simples para esse desenvolvimento: praticar exercícios musculares na região da batata da perna e pés, andar de bicicleta, caminhar ou correr. Esses exercícios extra bateria, são um complemento físico para obter mais resistência aos músculos mais usados para essa prática.

Exercícios de aquecimento - o aquecimento é tão importante quanto os exercícios preparatórios, então sempre se aqueça utilizando movimentos com as pernas, mesmo sem estar na bateria, isso para que os músculos se preparem para a tarefa real de tocar, então faça um alongamento das regiões baixas das pernas e vá subindo até que toda perna esteja alongada, depois é começar o aquecimento, pode começar a caminhar, depois pular e por fim executar algumas partes de exercícios com toques simples, duplos, semicolcheias e fusas para isso separe de 15 até 30 minutos antes de treinos ou apresentações.

Estudo de persistência muscular -  este estudo não é apenas focado para a resistência muscular, mas sim para um grupo muscular específico, ou seja, trata-se de trabalhar o tônus muscular da batata da perna, a ponto de desenvolver uma resistência a mais, pois se tratando do uso excessivo do pedal duplo, ou dois bumbos, o baterista terá que ter uma resistência de sobra, para que não ocorram fadigas musculares! Então tente sempre trabalhar este músculo, pois desenvolvendo um exercício repetitivo por alguns minutos o baterista vai adquirir mais força e conseqüentemente se adequar as condições impostas sobre os músculos mais usados para essa atividade intensa.

Tensão muscular, como evitar?

Muitos bateristas já se depararam com a forte tensão dos músculos das pernas, quando as exigiram demasiadamente, pois é muito comum um baterista tocar pedal duplo ou dois bumbos e sentir esse desconforto, se tratando de um baterista que está aprendendo a usar essas ferramentas, isso realmente é fato! Aos que já tem certa experiência também acontece na metade dos casos, sendo assim como fazer para evitar esse problema? Primeiramente deveremos trabalhar a concentração, pois sem ela o baterista não domina seus movimentos. Lembrando que devidamente treinado e entendendo o uso do pedal duplo, ou dois bumbos também não  vai adiantar nada, se o baterista não tiver essa qualidade que é imprescindível para o auto controle emocional e motor. Procure sempre se alongar e se aquecer antes das execuções e manter a mente sã é importante para que o foco fique apenas voltado para o que se está fazendo, caso contrário a falta de concentração contribuirá para a tensão dos músculos exigidos para essa finalidade. Então sempre se mantenha preparado para tocar, e não tente fazer isso apenas no momento da véspera da execução, tente manter um padrão de treinos semanais ou diários, o que importa é não ficar parado!

Tensão muscular poderá ser identificada por três coisas distintas: alongamento muscular, aquecimento muscular e nervosismo ou ansiedade. Tente trabalhar essas coisas separadamente, afim de eliminar tais problemas que te dificultem no ato de tocar o pedal duplo, ou dois bumbos, até mesmo o ato de tocar a bateria em si!

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/05/06 as 15:35
aquecimento é imprescidível para o baterista que quer ter uma performance com técnica e velocidade!

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/05/06 as 21:14

Usando o pedal duplo, ou dois bumbos em ritmos

O uso de toques alternados nas músicas, com o auxílio do pedal duplo, ou DB é algo que muitos bateristas almejam, mas se deparam com vários problemas na execução, então como conseguir executar músicas com o uso desses recursos?

Primeiramente iremos dividir em partes cada tópico relacionando eles aos principais erros e problemas encontrados nessa questão.

Então faremos assim, tópicos a serem analisados: como encaixar as levadas simultâneas de pedal duplo em uma música? Como adicionar rulos em músicas?

Como não perder o tempo? Como não tocar desrespeitando a dinâmica? Vamos por partes, segue assim então:

como encaixar as levadas simultâneas de pedal duplo em uma música?

Para que uma música possa ter uma levada constante de pedal duplo, ou em pequenos trechos dela, é necessário que o baterista tenha primeiramente o domínio das técnicas principais para controle, ou seja, tenha estudado os toques simples, duplos, os de semicolcheia e as fusas, daí poderemos entender melhor as divisões que eles exercem em uma música. E a partir daí conseguir determinar em quais partes poderemos coloca-las, é importante sempre ressaltar que a leitura musical será um aliado fortíssimo neste desenvolvimento.

Como adicionar rulos em músicas?

Da mesma maneira que o tópico acima o baterista deverá ter noções de leitura para que seus rolos sejam bem executados, existem casos em que o baterista apenas usa a intuição e percepção musical para tal façanha, mas é importante frisar que sabendo ler a compreensão será bem nítida. Lógico que existem exeções, mas é sempre bom acharmos que para aprender algo de verdade não basta apenas saber executar, mas saber o que se está fazendo. Para uma prática desses dois tópicos o ideal é sempre adaptar uma música na qual possa tocar junto com ela, ou usar sequencer e executa-las com o uso do pedal duplo, ou dois bumbos, trabalhando com a adaptação das divisões rítmicas que estudou, semínimas, colcheias, semicolcheias e fusas, poderá ocorrer de não ter como adaptar esses tipos de divisões pares em certos tipos de música, isso pelo fato que as mesmas podem estar escritas com divisões irregulares, ou seja, com tempos divididos com quiálteras de três, seis, sete, nove entre outras, daí não adianta tentar adaptar, terá que procurar outra música. Isso serve também para o tópico acima. Tente executar os rolos sem a execução de ritmos, depois adapte eles aos mesmo, e em seguida utilize o recurso acima.

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/05/06 as 21:15
qualquer dúvida, perguntem, estarei postando mais tarde alguns solos de pedal duplo, valeu moçada!

Idario Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 04/12/03
Pontos: 861
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Idario Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/05/06 as 22:08

LEGAL.

AINDA BEM QUE SEI LER O SUFICIENTE PARA APLICAR O QUE VC FALOU AE.

PODE CONTINUAR, SE SURGIR ALGUMA DÚVIDA PERGUNTO.

ABRAÇOS

IDÁRIO

Dario
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/05/06 as 21:20

Como não perder o tempo?

É a parte em que a maioria dos bateristas temem, mesmo os mais experientes, isso pelo simples fato de que a música não poderá ter nuances de tempo, a não ser de dinâmica, mas o tempo sem dúvidas é o principal fator para os erros constantes de velocidade, se tratando de andamentos lentos, moderados, ou rápidos. Então com não atrasar ou acelerar? Tenhamos que estudar sempre com o auxílio do metrônomo, para depois executarmos as músicas sem erros. Tente em seguida desenvolver um estudo com vários andamentos diferentes para um mesmo exercício, isso contribuirá para uma gama de possibilidades rítmicas, devido a abrangência dos andamentos, somando a diversidade dos exercícios elaborados para o estudo e desenvolvimento de tal, com certeza será mais rápido chegar aonde almejamos com isso, pois a associação de andamentos diferenciados com ritmos diferenciados somam duas potentes forças para o fortalecimento das idéias, sejam elas em relação aos ritmos, ou viradas.

Como não tocar desrespeitando a dinâmica?

A dinâmica é muito importante para que o músico em geral possa transmitir seus sentimentos, ou seja, a dinâmica ajuda aos músicos, em nosso caso, bateristas, a conseguir expressar de forma abstrata e complexa, ou objetiva e simples as idéias musicais que estamos colocando para fora, com o auxílio de nosso instrumento. No caso do uso do pedal duplo, ou dois bumbos, a idéia básica parte do princípio de que o mais importante é a música, e não o virtuosismo do baterista em relação a música que ele toca.  Para isso deve-se tomar certos cuidados em relação a ela, tratando-se de usar esses elementos em músicas de todo o gênero, o essencial é ter bom gosto em aplicar as técnicas a música, pois muita técnica muitas vezes tira a objetividade da mesma, que é agradar! Então tente estudar os mesmo exercícios em diferentes intensidades de volume, isso vai ajudar muito no domínio da dinâmica, depois faça os mesmos exercícios em diferentes andamentos misturando as diversas intensidades que usou nos exercícios anteriores, para por fim adaptar essa idéia ao acompanhamento de músicas. Isso vai contribuir para que seja um baterista que vai ajudar a banda em que toca, a ter momentos de explosão e sutileza quando for necessário, além de enriquecer o show ou gravação que esteja participando.

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/05/06 as 21:22
no video que postei aqui no fórum, nesta mesma seção tem muitas partes com o uso do pedal duplo, além dele servir para os estudos de solos, será de grande valia também para o estudo do pedal duplo, mais para frente estarei postando partes de clichês de pedal duplo em video para estudarmos de maneira mais objetiva e bem explicativa, enquanto isso baixem o video nesta seção, qualquer pergunta será bem aceita, ou crítica também, afinal de contas ninguém é o melhor!

KoRn Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 21/09/03
Pontos: 918
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KoRn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/05/06 as 16:46
Em que momento podemos considerar que nossa expressão não está de forma objetiva e simples e sim de forma abstrata e complexa em nossas idéias musicais ?
Pode parecer uma pergunta idiota, mas gostaria de saber se dá pra definir com mais detalhes está parte, ou ter uma noção maior de como considerar o tipo de expressão que estamos passando, se possível.
Abraço.
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/05/06 as 20:12
as partes musicais podem ser de maneiras abstratas, sem muita definição de técnica também, porém fale ressaltar que técnica ajuda a chegarmos mais facilmente aonde queremos chegar, e sem ela fica mais difícil mas não impossível de tocar sem ela, sentimento "feeling", é o mais importante na música, podemos expressar diversas idéias sem técnica, mas com ela sempre será mais fácil, respondi sua pergunta?

Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndersonNew Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/05/06 as 23:53
ate agora ta otimo parabems !!! , mas ainda to esperando as dicas da regulagem da mola e altura do batedor rsrsrs , te mais ae
Anderson//fist in nail
lbcotrim Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 18/08/05
Pontos: 19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lbcotrim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/06/06 as 04:20

To de olho tb.

Muito boa a inciativa, parabéns  mesmo

www.novelta.com.br!!!
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/06/06 as 19:41
estarei falando sobre a altura do batedor e da tensão da mola detalhadamente, aguaredem!

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/06/06 as 19:42

Preparação para uso em ritmos

Esta etapa é um verdadeiro desafio para um baterista que quer de fato usar o pedal duplo, ou os dois bumbos, pois colocar fragmentos rítmicos usando o pedal duplo, ou DB em músicas de fato é muito arriscado, pois se p baterista não estiver preparado para tocar com um pedal, imagina com dois, seria um desastre, pois tocar com apenas um pedal já é um desafio, então com dois um erro poderia ser em dobro. Para que isso não cause frustração o ideal é estudar em etapas diferentes e graduais. Poderemos dividir em três etapas essa idéia para que possamos compreender com clareza. Segue assim: estudar os tipos de ritmos que vão utilizar o pedal duplo, ou os dois bumbos, treinar usando-os nas músicas e diversificar sempre as abordagens rítmicas de sua utilização.

Estudar os tipos de ritmos que vai utilizar o pedal duplo, ou os dois bumbos

Primeiramente criar uma análise de diversos ritmos, dos quais poderiam se aplicar o uso do pedal duplo, ou dois bumbos, pois assim é mais fácil identificar se os mesmos seriam compatíveis com tal situação, ou seja crie uma lista das músicas que toca com sua banda, ou as músicas que mais gosta de tocar, depois tente analisar as frações de compasso de cada uma deles, em seguida se as mesmas tendem a uma utilização do pedal duplo, ou DB, e por fim se as mesmas ficariam musicais com os fragmentos de pedal duplo ou levadas constantes se encaixariam no contexto musical.

Treinar usando-os nas músicas 

Neste próximo passo iremos abordar a relação mais cabível para cada música, podendo assim executa-las com o uso do pedal duplo, ou DB, para isso tente fazer um repertório pelo qual comece com as músicas mais fáceis para depois chegar as mais difíceis. Sempre treine tocando junto com as músicas! E prepare um tempo de mentalização das passagens pelas quais as músicas terão que passar, para que as idéias do uso do pedal duplo, ou DB sejam bem encaixadas e precisas, acima de tudo musicais!

Diversificar sempre as abordagens rítmicas de sua utilização

Essa  etapa consta em utilizar mais recursos rítmicos e fragmentos deles para que possam diversificar as passagens das músicas em sua execução, ou seja, tente sempre enriquecer as mesmas partes com outras idéia, pois assim o baterista terá mais chance e amostras de idéias para que uma seja a melhor para ser usada naquele determinado trecho, ou na música toda se for o caso.

Diversificação é a palavra chave para a evolução

Qual baterista que não quer saber dominar plenamente seu instrumento, ainda mais se ele realmente almeja ser reconhecido e respeitado? Então a melhor maneira para, "pelo menos estar no caminho que leva nessa direção ", seria ter em mente que estudar sem diversificar e ser eclético não levam a muitos lugares, para isso é preciso não ser preconceituoso em relação a ritmos ou a culturas, pois é aí que está uma parte importante para a evolução musical de um baterista, seja ele que toque com pedal simples, ou que use o pedal duplo, ou ainda os dois bumbos, como é o caso aqui analisado. Então diversificar, ecletismo e a combinação de uma boa dose de disciplina e persistência, serão necessários para  que essa evolução de fato ocorra!

Responder Responder Página  <12345 23>
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.234 segundos.