Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Aulas e Estudos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - elaboração de solos por Gustavo Teixeira
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Tópico Fechadoelaboração de solos por Gustavo Teixeira

Responder Responder Página  <1234 7>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gustavoteixeira Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 19/03/06
Status: Desconectado
Pontos: 4120
Link direto para este Post Postado: 19/04/06 as 03:19

estarei agora postando também alguns trabalhos dos quais são referentes a meus dois cd`s solos, o primeiro trabalho se chama INSTRUMENTALMENTAL, que segue uma linha bem ao estilo world music, com pitadas de jazz, soul, dance, latinmusic. e o utro trabalho é o ENIGMATICA, que é focado para a galera que curte um som mais pesado tipo Dream Theacher, só que instrumental, os trabalhos são bem legais, pois eu desenvolvi eles para os amantes de bateria em geral, nesles as músicas foram compostas por mim, e convidei os melhores músicos de minha Região para gravar as trilhas, todas as faixas foram gravadas com o uso do metrônomo, e o foco ficou too em cima da bateria abaixo segue o endereço eletrônico das seguintes músicas, primeiro para quem gosta de um som limpo e com muito swing, o estilo de nosso amigo Marcelo, este aí é em sua homenagem meu amigo baterista: extraído do cd INSTRUMENTAL MENTAL

este aí é da música Vozes da Selva, uma mistura de soul music com música africana

http://s65.yousendit.com/d.aspx?id=2BY8IR3O011IS1I2TCXZ446UB H

este outro é Calmaria, que é um latinjazz eletrizante, com direito a solo de trumpete, e gravado com dois baixos intercalando, sendo que nesta música eu convoquei dois baixistas, o Alcir Jr e o Júnior Carvalho, que já tocou com uma galera pesada lá no Rio de Janeiro.

http://s65.yousendit.com/d.aspx?id=28KA5H3L3NZCG0CIC9L1YJSYE M

este outro trabalho se chama Quartzo Fusion, que é um fusion bem retinho, com muito swing, lembrando bastante o Earth and the fire, só que instrumental, nele foram gravados dois baixo distintos, um solo e outro base, teclados com o tecladista Thiago César do Paraná/PR, trompete de Dudo, renomado músico dos bombeiros de Macaé/RJ, e minha bateria foi a mesma da foto, só troquei a caixa. usei uma Odery bem fininha de 13 polegadas e com profundidade de 3.5.

http://s65.yousendit.com/d.aspx?id=3TM0H3ETI7HYG2RBK0JLTJ6L2 X

Uploaded with <a href="http://imageshack.us"
Links Patrocinados

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 19/04/06 as 03:31

Agora estou postando meus trabalhos mais pesados no estilo Dream Teacher, instrumental, o cd ENIGMATICA, estes dois cd`s eu lancei em julho de 2005, quem quiser conhecer todas as músicas eu posso postar por aqui! muitos músicos tendem a usar esse forum para ganhar dinheiro, mas minha intenção é ajudar, pois a próxima etapa de nossos estudos será como fazer solos ao vivo, e como saber gravar um solo de maneira eficiente! eu estarei colocando mais dicas daqui para frente, mas estes posts, são para terem idéia de meu trabalho, certo?

estarei de prontidão aos que quiserem tirar alguma dúvida, pois nestas gravações eu usei e abusei de clichês para que elas fossem gravadas com sucesso, pois um solo com havia mencionado terá que ter uma boa quantidade deles para que possa se sair bem dele!

extraído do cd ENIGMATICA

faixa QUEOPS. é realmente muito pesada, mas é no estilo DREAM TEACHER com variações e muitas idéias de clichês em no final da música que eu faço um duelo em sextinas e fusas com o baixista, bem legal e bem rápido este final que cansa bem os braços!

http://s65.yousendit.com/d.aspx?id=02N61P0UET5N831I8N5UKNV5X L

esta faixa se chama TSUNAMI, isso mesmo! a onda gigante, ela foi composta quando eu comecei a esboçar idéias para meus dois cd`s daí aconteceu esta catástrofe horrível justamente na semana que eu comecei a querer tirar aidéias para minhas composições, então surgiu esta música que na verdade realmente é uma lembrança musical de uma onda vindo em direção a costa, você escutando vai entender melhor ela, pois a narrativa é instrumental, então os instrumentos falam de uma onda vindo e o desenrolar dela é realmente igual a um TSUNAMI, tem muitos clichês interessantes

http://s65.yousendit.com/d.aspx?id=0UBBCVYWVVE763GHGWXE5H20W F

a idéia sempre de usar temas musicais em minhas abordagens de estudo é que neles estão inseridos muitos elementos rítmicos para que possamos tirar algum proveito e direcionar essas idéias para nossos clichês e consequentemente para nossos solos!

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 19/04/06 as 03:37

Uma boa dica para estudos de solos e que está a nosso alcance é ver video aulas, pois nelas tiramos muitas idéias bem legais, temos as nacionais, a do Maurício Leite é bem educativa, e uma que esta bem legal na roupagem mais de passagem de som é a do Aquiles Prieste, do Angra, e também a do Brazilian Duet, que é o dueto de bateria que a Odery patrocina, este dueto eu ja´tive a experiência mais difícl da minha vida de tocar com eles em um solo de abertura num workshop que eu promovi aqui em Macaé / RJ na minha cidade, onde foi a prova par o Mauríco da Odery me contratar, foi difícil, mas me saí bem!

e tem as video aulas importadas, vou mencionar duas ricas em clichês, Thomas Lang Creative Control, que eu estudo há um ano e meio, e a do Mike Portinoy, aquela que ele usa a bateria branca e lilás, eu não lembro o nome dessa video aula, mas valeu muito a pena!

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 19/04/06 as 03:54

Dica da Noite para quem vai começar estudando pela manhã:

dormir bem é primordial para um bom desempenho, além de ter uma alimentação rica em fibras e ingerir muito líquido, principalmente antes, durante e depois dos estudos, dica para quem vai estudar pela manhã, para quem vai treinar a trade, terá que fazer um pausa depois do almoço de mais de 3 horas para começar a tocar, e a noite um lanche rápido está tranquilo, antes da janta lógico! agora para quem treina lá pelas tantas da noite, ou madrugada, o melhor mesmo é fazer um lanche com sereais, um suco de laranja é legal também ou uma vitamina daquelas de banana com aveia, isso dará resistência!

Alan Mello Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 28/03/06
Pontos: 202
Link direto para este Post Postado: 19/04/06 as 04:48

Po cara, meus sinceros parabéns pela tua bela iniciativa!!! 

Sem dúvida vai ajudar mta gente aqui, assim como esta me ajudando!!

Abraço

Idario Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 04/12/03
Pontos: 861
Link direto para este Post Postado: 19/04/06 as 13:11

ACHO, APENAS ACHO QUE ESTE TÓPICO DEVE FICAR FIXO.

ABRAÇOS

IDÁRIO

Dario
Roots Drummer Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 13/04/05
Pontos: 352
Link direto para este Post Postado: 19/04/06 as 20:14

Fixa aí moderadores!!!

abraços

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 19/04/06 as 21:28

parte 5 de nossos estudos!

Nesta  parte iremos estudar o uso correto da velocidade.

Parte 5 - a velocidade é sem dúvidas a característica dentro de um solo que mais impressiona, certo? Depende do ponto de vista de quem está vendo e ouvindo seu solo, mas uma coisa que todos não negam, é que a velocidade  realmente chama muito a atenção das pessoas. Fazer um solo musical ou um solo virtuosíssimo depende de gosto! Para aqueles que adoram a velocidade eu posso citar dois caras bem rápidos e com muita técnica, mas me desculpem se não gostarem do que vou falar: " quase sem musicalidade esses dois solam, eles usam artifícios de malabarismo com as baquetas que é bem legal, eu gosto muito, mas abusam da velocidade e da independência" são eles: Thomas Lang e Virgil Donati, eles mesmos! São  minha referência para estudos de velocidade com toda certeza, e não só isso, mas também a parte técnica é irrepreensível, então podem estudar eles que com certeza são os reis da velocidade técnica! Isso mesmo! Velocidade técnica! Pois existem bateristas que eu já vi muitas vezes terem uma velocidade absurda mas o som que eles tiram da bateria é realmente medíocre! Então tomem cuidado com a velocidade sem técnica ou sem velocidade. Podemos sim usar técnica e velocidade em um solo, como também velocidade e musicalidade. Depende de gosto!

Iniciando o estudo da velocidade - primeiramente devemos estar cientes de que temos limitações físicas e que nunca vamos chegar a velocidade da luz! Pois a velocidade pode ser um problema no desenvolvimento do baterista, isso deve-se ao ego de cada um! O importante é fazer um solo que realmente te agrade, se for o caso de fazer em uma apresentação a coisa muda, pois agradar a platéia é mais do um desafio, é um verdadeiro problema! Então tomem cuidado com os solos em público, pois uma coisa que acontece muito é que muitas pessoas as vezes podem falar de forma crítica! Isso não pode te abalar nunca, pelo contrário, é motivo para se dedicar mais e ver aonde está o erro!

Principais erros quando estuda a velocidade -

1-errar demasiadamente as peças da bateria, tocar os aros ao invés das peles!

2-perder o tempo sempre que atinge uma determinada velocidade!

3-perder a noção de contagem dos compassos, para isso sempre utilize um metrônomo, para marcar os compassos e definir a evolução de sua velocidade!

4-não dar chances para a musicalidade, a não ser que queria apenas trabalhar a velocidade separadamente, mesmo assim existem solos que são velocidade e pura técnica, num show de sonoridades e perfeição na execução, estes solos geralmente chamam muito a atenção!

Atualmente eu desenvolvi um estudo específico para resistência que consiste em dividir em duas partes seus estudos diários, trata-se de estudar primeiro alguns rudimentos que ainda não domine, em seguida distribuí-los em todas as peças da bateria, primeiro estude sem metrônomo, em seguida esse o metrônomo. Divida seus estudos ao meio, por exemplo: se estuda 1 hora , então estude meia hora cada parte.

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 19/04/06 as 21:31

gostaria de saber como faço para postar mais solos e fotos minha, pois no site yousedint, esgotei meu limite, grato, pois se me ajudarem poderei colocar cada vez mais solos e exercícios, para os próximos estudos estarei detalahndo os tipos de solos, e mais para frente solos com o uso do pedal duplo, que minha área !

Batera-X Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 09/11/05
Pontos: 678
Link direto para este Post Postado: 19/04/06 as 21:54

as fotos vc posta no:
http://imageshack.us
e os videos ou audio no:
http://www.rapidshare.de
=====================================
Obs.:
CARACAS!!!
DESDE QUANDO EU ENTREI NESSE FÓRUM, NUNCA ENCOTREI UM TÓPICO TAUM PROVEITOSO E COM A INICIATIVA DE UM NOVATO NO FÓRUM...
CARA, MEUS PARABÉINS...
MSM N CONSEGUINDO FAZE MTA COISA, TO APRENDENDO BASTANTE, NE Q SEJA SÓ NA TEORIA!

[ ]'S

Roland TD-4KX
Módulo TD-4
PDX-8 V-Pad (2x)
PDX-6 V-Pad (2x)
CY-8 Dual-Trigger Cymbal Pad
CY-5 Dual-Trigger Cymbal Pad
FD-8 Hi-Hat Controle Pedal
KD-8 Kick Trigger Pad
Sigle Mapex p750a
Weslley Souza Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 28/04/05
Pontos: 529
Link direto para este Post Postado: 19/04/06 as 23:43
Belíssima a sua visão acerca da velocidade!!!
Paaaaaaaz Povo!!!
Weslley Sismundo
-----------------------------------------------------
"Servir a Deus é maior que minhas realizações pessoais ou profissionais"
Idario Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 00:04

FIXA O TÓPICO

FIXA O TÓPICO

FIXA O TÓPICO, FIXA O TÓPICO, FIXA O TÓPICO...........................

ABRAÇOS

IDÁRIO

Dario
Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 00:15

Parte 6 - estudo dos vários tipos de solos

Solo livre

Solo melódico

Solo rítmico

Solo sequenciado

Solo combinado

Solo musical

Existe diversas maneiras  de executar um solo de bateria, para isso teremos que entender cada uma delas separadamente para que ocorra uma compreensão melhor!

Cada  baterista têm mais facilidade em certos aspectos técnicos e musicais do que outros, por isso é importante saber em qual deles se encaixa. Existe baterista que sola mais ritmicamente do que musicalmente, outros solam de maneira mais livre do que outros que solam com um embasamento seqüenciado. E ainda existe  bateristas que usam combinações de diversas maneiras em um solo, para que sua gama de possibilidades sonoras se amplie!

Primeiro vamos dividir os solos em seis tipos diferentes:

Solo livre - este solo é o mais fácil de executar, pois nele estaria  inserido todas as técnicas estudadas e clichês variados. Podendo trocar aleatoriamente as ordens dos clichês.

Exemplo de um solo livre - Dennis Chammbers é o mestre em solo livre

Solo melódico - é um tipo de solo muito complexo, pois nele o baterista deve dominar noções de harmonia, composição escalas e notas musicais como os sustenidos e bemóis! Além de ter a noção exata da aplicação deles entre si, muitas vezes esses solos parecem soar meio estranho, mas na verdade a melodia estará lá!

Exemplo de solo melódico - Terry Bozzio é o cara!

Solo rítmico - este solo é aquele bem alegre do qual muitos músicos dominam depois de muitos anos de estudo, pois este tipo de solo é focado para partes rítmicas vibrantes ou não vibrantes, ou seja, pode ser um solo baseado em samba e partido alto, um solo bem brasileiro, ou um solo focado em fraseados mais sutis como a bossa nova por exemplo!

Exemplo de solo rítmico - Airton Moreira

Solo seqüenciado - neste tipo de solo o baterista têm uma combinação muito bem feita entre  ritmos determinados em forma de pequenos clichês, e ainda usando a tecnologia no auxílio de sua execução, ou seja, usando um metrônomo para demarcar as partes de maneira sempre exata, ou usando até mesmo um seqüenciador eletrônico que dispara temas em cima do solo, realçando mais ainda a execução, e fazendo com que o solo não seja uma apresentação meramente bateristicamente falando!

Um exemplo desse tipo de solo está no DVD do Rush gravado no Rio de Janeiro em dezembro de 2003. o Neil Peart abusa dele em seu solo, disparando sempre temas em seus pads eletrônicos e ainda usando um seqüenciador para finalizar seu solo de maneira realmente perfeita!

Solo combinado -  este tipo de solo é na verdade uma compilação de todos os outros, mas de uma maneira diversificada, ou seja, podemos combinar o uso de sequencer com ritmos. Ou ainda usar a combinação de todos estes tipo de solos para elaborar um único solo! Este tipo de idéia é muito boa para que o baterista possa demostrar todas as suas qualidades!

Exemplo de um solo combinado muito legal, são os usados pelo Akira Jimbo, aquele baterista japonês que toca em uma banda chamada Caseopea! Ele domina muito todos os temas, inclusive toca bem com pedal duplo, pads eletrônicos, ritmos latinos, e abusa de uma técnica irrepreensível.

Solo musical - este solo é muito usado em bandas de baile, pois neste tipo de seguimento o baterista não têm muito tempo para fazer um solo, então a idéia do tema musical fica encoberto por alguns segundo pelo baterista, dando um foco em seu instrumento, sem fazer com que o espectador note que a música parou! Desse jeito o baterista solo sem tirar o foco da banda.

Exemplo de solo musical - praticamente todos do Dave weckl e Steve Gadd. E ainda alguns solos do Vinnie Colaiuta na época que tocou com Chick Corea e Sting! Podem conferir!

Estes exemplos são para ampliar as possibilidades de atuação de solo de bateria em um conjunto, ou ajudar a decidir em qual deles você se encaixa, ou ainda em qual deles quer começar a desenvolver um estudo.

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 00:17

Parte 7 - Então a fórmula para o solo livre pode ser:

a partir de agora irei mencionar cada tipo de solo detalhadamente, segue então:

solo livre

Este solo é o que requer mais cuidado, pois por ele ser bem "livre", o próprio nome já diz tudo, teremos que adotar uma metodologia rígida! Primeiro formule e separe os clichês que já têm, em seguida os ritmos e depois junte tudo de forma ordenada, mesmo o solo sendo livre, não quer dizer que não precisa ter um preparo, senão imagina uma música feita assim de primeira, é meio difícil de acreditar, não acham? Então uma dica muito importante é que mesmo sendo um solo liberado para qualquer uso de técnica, ritmo, ou o que vier na cabeça, lembre-se que para não passar por alguma surpresa, deverá estar tudo antes preparado, apenas podendo mudar as partes na hora da sua execução, ou seja, um solo pode ser livre com os clichês e partes rítmicas fragmentadas, usando uma organização inicial ou podendo colocar aleatoriamente cada parte a ser inserida no solo. Independe da ordem! o que importa mesmo é a execução de todas as partes estudadas. As vezes acontece de na hora dar o famoso "branco" e esquecer algum fragmento legal, que vocÊ tanto estudou, mas esqueceu, então insira ele mais para frente, a vantagem do solo livre é esta, entenderam? Por isso também é importante ter algumas cartas na manga, ou seja, alguns clichês a mais, alguns ritmos a mais, senão fica igual aquele cara que começa bem contando piadas, e no fim já não tem mais graça, certo?

Então a fórmula para o solo livre pode ser:

1-análise do seu estilo

2-repertório de clichês e ritmos

3-desenvolvimento de noções de divisões rítmicas

4-criatividade a vontade.

A criação de um solo sempre poderá ser encarada como um projeto paralelo, ou seja, você toca com sua banda, na sua igreja ou até mesmo sozinho? Então faça também  um projeto musical solo para desenvolvimento de novas idéias que com certeza vão te ajudar em cada área de atuação que escolheu.

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 00:21

entrem nas mensagens anteriores para que possam pegar meus solos no site yousedint, pois nestes solos existem diversaos tipos de clichês que com as perguntas de vocês poderi explicar cada um detalhadamente! valeu galera!

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 00:24
Uma site que tem muitos solos legais, é muito bom realmente, e vale a pena para quem ama solos, é o site www.drummerworld.com , na seção videos vo~cês encontram diversos solos dos melhores bateristas do mundo simplesmente é um êxtase sonoro, vale muitíssismo apena, esta idéia poderia até mesmo ser colocada em pauta por aqui, para nossos amigos do site batera averiguem, não acham? pois imagina uma parte no site especializada em videos de solos de bateristas daqui, pensem nisso!

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 00:26
Estudem com protetores de ouvido, pois muitos bateristas perdem sua audição pelo fato de treinarem horas e horas sem proteção, imagina treinar vários clichês por horas sem proteção, não dá certo?

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 00:28
Alguém tem alguma dúvida até este momento, pois estou com um material muito amplo, no qual utilizo em meus Workshop`s e geralmente duram mais de 4 horas, então se tiverem alguma dúvida, por favor me perguntem, porque a partir de agora teremos um aprofundamento mais detalhado de cada parte.

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 00:32

quando falei de minha bateria esqueci de mencionar meus pratos da Krest

segue então:

hi-hat 14 R

hi-hat 10 H

ride 20 R

splashs R: 6 e 8

nat bell 8 H

splash 12 H

china 16 N

Crash 15 R

Rock crash 18 R

uso também um ride 20 da Camber canadense este prato de Latão

hi-hat Paiste signature 14 power hi-hat

china 14 Paiste Alpha

Bell 7.5 Zildjian

uso ainda cowbells da LP , Adah e CP além de um cowbell de pé LP

Tâmara Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 20/04/06
Pontos: 2
Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 02:00

PARABÉNS PELA INICIATIVA! Você não está matando a fome das pessoas dando peixe, mas ensinando-as a pescar!!! Excelentes solos!!!

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 02:12

estou postando um solo que fiz com minha banda de reggae o In´Pressão Reggae em um solo logo depois da música em 2002 foi esse show no clube da Petrobrás em Macaé/RJ o solo fica no fim da música, é um solo rítmico misturando com um solo livre

http://rapidshare.de/files/18450191/solo_Gustavo_Teixeira_ao _vi_com_In_press_o_Reggae_1999_wav.mp3.html

celsosued Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 06/11/04
Pontos: 287
Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 03:54
Acho que esse tópico deve ficar fixo. Além de ser de muita ajuda, o Gustavo é um cara de alta capacidade técnica e pode ajudar muito para a melhoria do site. Valeu Gustavo.
Idario Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 12:46

GUSTAVO ME RESPONDA UMA COISA:

TENHO AQUELE SOLO DO TONY ROYSTER JR. QUANDO ELE ERA PEQUENO (UNS 09 OU 12 ANOS) E É UM PUTA SOLO.

MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE: PARA ELE FAZER AQUELE SOLO ELE DECOROU OS CLICHÊ, CONTOU OS TEMPOS DO COMPASSO....

ENFIM USOU TODA TÉCNICA? O SOLO FOI ELABORADO COM ANTECIPAÇÃO OU SIMPLESMENTE ELE SENTOU NA BATERA E SAIU SOLANDO O QUE VEM NA MENTE?

OU SEJA O SOLO FOI PREESTABELECIDO OU FOI DE IMPROVISO?

ABRAÇOS

iDÁRIO

Dario
Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 19:32

Parte 8 dos nossos estudos

neste tópico irei falar sobre solos melódicos, prestem muito atenção, pois nesse tipo de solo existem difersas técnicas atribuidas ao estudo de melodia e harmonia! inclusive quendo eu tive que fazer a prova da O.M.B para carteira de músico profissional com habilitação em teoria musical, eles exigiram isso de mim!

Estudo do solo melódico

Este solo é o do tipo que poderá dar muito mais trabalho, pois nele estaria inserido elementos  musicais como: notas, melodia e até mesmo harmonia! Um exemplo da complexidade deste tipo de solo seria o uso de uma afinação por notas musicais, ou seja, afinar por: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Este tipo de afinação requer um cuidado, pois para assimilar melhor esta idéia o baterista deverá dominar a leitura musical, harmonia e melodia, assim como as escalas diatônicas, pentatônicas entre outras!

Para entender melhor podemos utilizar a clave de Fá, que é a clave para uso em bateria.

A clave de Fá poderá estar em duas posições diferentes no pentagrama, ou pauta musical, como queiram! O que acontece de verdade que a clave de Fá serve para direcionar o uso das notas musicais, assim como o uso das escalas dentro de uma canção, em nosso caso no solo de bateria! Segue abaixo dois quadros de exemplos referentes a clave de Fá. Lembrando que a clave de Fá pode aparecer na terceira em cima da terceira linha ou da quarta linha, contando de baixo para cima no pentagrama, ou pauta musical!

Clave de Fá na terceira linha

Ficará assim a ordem das notas musicais dentro da pauta, contando sempre de baixo para cima:

Cada peça e sua respectiva afinação em notas musicais. Vale ressaltar que o uso de um afinador específico ajuda com certeza ou um teclado mesmo, guitarra ou contra baixo.

E também é importante frisar que a afinação as vezes não quer dizer que o som vai ficar o melhor possível, mas ajuda muito dependendo da qualidade da bateria em questão de afinação!

A ordem fica assim: peças da bateria e sua nota

Caixa - SOL

Bumbo 1 - LÁ

Bumbo 2 - SI

Surdo 1 - MI

Surdo 2 - RÉ

Tom 1 - DÓ

Tom 2 - SI

Tom 3 - LÁ

Tom 4 - SOL junto com a caixa

Valeu ressaltar eu as peças de uma bateria podem mudar, ou seja, uma bateria com dois tons e um surdo poderá ter suas notas diferentes de uma bateria com 4 tons e 2 surdos!

Ordem de notas musicais para a Clave de Fá colocada na quarta linha de baixo para cima na pauta musical.

Caixa - MI

Bumbo 1 - FÁ

Bumbo 2 -SOL

Surdo 1 - DÓ

Surdo 2 -SI

Tom 1 - LÁ

Tom 2 - SOL

Tom 3 -FÁ

Tom 4 - MI junto com a caixa

Leve em consideração que as notas acima são as mais águas e as notas abaixo são as mais graves, portanto em uma bateria enorme como a do Terry  Bozzio, que deve ter uns 16 tons, 8 surdos, 2 caixas e 4 bumbos, as notas podem variar até mesmo em Sustenidos e Bemóis.

Dica importante: lembram daquele som de esteira que fica quando tocamos um determinado tambor de nossa bateria, ou seja, um tom ou surdo? Então notem acima que mencionei as notas iguais de duas peças distintas, a caixa e o quarto tom, pode ser em uma bateria menor o primeiro tom, ou o segundo, ou até mesmo o terceiro ou os 2 surdos. Essas notas iguais têm freqüências iguais ou aproximadas, daí elas se somam e fazem aquele BIZZZZZZZZZZZ  que todos conhecem da esteira da caixa.

Agora que sabem a utilização das notas musicais, podermos elaborar um solo melódico. Um instrumento que ajuda muito na concepção de um solo deste tipo, é estudar com um xilofone, aquele mesmo de banda de fanfarra ou banda militar. Depois adquirindo uma noção das notas passe essas idéias para os tambores da bateria, e assim por diante! Com isso tudo é usar a criatividade ou pegar peças já prontas para seu estudo! Pode ser cantigas de ninar mesmo! São mais simples e bem alegres para um desenvolvimento básico, depois podemos passar para composições de grandes nomes da música clássica!

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 19:38
Em relação a pergunta do Idário, o Roster Jr com certeza teve uma pre-concepção para aquele solo, pois se olhar para trás, verá em nossos estudos a aplicação dos  clichês, e com certeza ele usou esse estudo, pois a única coisa que fica em dúvida é se ele realmente usou um mêtodo de solo concebido a partir de um tema, ou se ele foi fazendo tudo que viesse em sua mente, na verdade mesmo o que vem a mente de um baterista em um solo, na verdade ele já pre-concebeu suas idéias referentes aos clichês, podem ter certeza disso, até existe um fato curioso do Dennis Chammbers, que perguntaram para ele se ele pensava em um solo antes de solar, e ele disso "não penso em nada, tudo sai na hora", isso não é verdade que tudo sai na hora, imagina se vocÊ não estuda um tema e vai executar esse tema na lata, impossível a não ser que com certeza ele usou isso! ele estudou e e elaborou temas baseados em clichês, acontece que o solo desses dois nomes aí mencionados são solos livres, eu estou listando em partes o que seriam cada um desses solos, acompanhem, certo?

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 19:42

Existe outro fato curioso em relação a um baterista muito conhecido chamado: Neil Peart, que perguntaram para ele se tudo o que ele fazia era dom, e se tudo aquilo que ele elaborava na hora de seus solos era fruto de improviso! ele respondeu que não acredita que uma pessoa nasça apenas com um dom, imagina um baterista dizer que tudo aquilo que faz é dom, na verdade ele não nasceu sabendo, não acham? então ele foi se desenvolvendo até conseguir aquilo que faz hoje!

realmente o que ele disse tem fundamento, além de ser um baterista fora do comum, ele também é muito sincero em seus comentários, pois não existe dom sem estudo, correto? então estudem que se tiverem a facilidade de tocar seu instrumento, as consequências serão positivas!

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 19:44
Para quem gosta de solos livres dou a dica de escutarem os trabalhos do Dennis Chammbers, se gostarem de solos melóricos ouçam Terry BOzzio e se gostam de solos rítmicos esperimentem Airton Moreira!

ApziiinHaaá Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 20/04/06
Pontos: 1
Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 20:30

uHuLLLL!

Gustavo!!! meu grande professor...

faz cada solo... adoooro!!! ;D

mas aí... pra fazer um solo, tem que aprender quais técnicas?

abraços!!!

;**

AninHaaaáá
Idario Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 20:31

VALEU GUSTAVO.

CONTINUA NAS AULAS, ESTOU ABSORVENDO TUDINHO, INCLUSIVE IMPRIMINDO AS LIÇÕES.

VOU PEDIR MAIS UMA VEZ:FIXEM O TÓPICO!

ABRAÇOS

IDÁRIO

Dario
Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 23:19

Parte 9 de nossos estudos

Solo Rítmico

Nesta parte iremos analisar o estudo do solo rítmico

O solo Rítmico na verdade é um solo executado usando ritmos, podendo ser ritmos variados, ou um ritmo apenas! Num solo rítmico o baterista tem que ter muita noção técnica e musical, pois este tipo de solo requer um cuidado em sua elaboração, pois nele o baterista deverá expor suas qualidades como ritmista! Isso mesmo! Um baterista que ouve muito ritmo terá mais facilidade em dominar tal solo. Um exemplo simples pode ser o estudo de ritmos latinos, brasileiros, ou até mesmo de origens exóticas, como ritmos africanos, árabes, entre muitos outros, depende de gosto e de pesquisa.

Para estudar bem um solo rítmico, o baterista deve primeiro analisar os ritmos mais adequados para que possam se encaixar dentro de um contexto previamente revisado!

Dessa maneira o solo ficará coeso e bem equilibrado, pois mesmo atribuindo os famosos clichês, o solo deverá ter um começo, meio e fim!

Uma forma eficiente de elaborar um solo rítmico é tentar executa-lo junto com uma marcação contínua, ou seja utilize um bumbo constante se for um solo focado em reggae ou samba reggae, ou utilize a marcação no hi-hat se for um solo com uma base rock, funk ou fusion.

Dica de estudo - utilize métodos de estudo para bateria com embasamento em ritmos, pois neles poderão extrair muitas idéias legais, que certamente contribuirão para uma elaboração de um solo rítmico coeso!

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 23:23
As técnicas mencionadas antes por mim, estão mais para trás nas mensagens anteriores!  para as pessoas que ainda pegaram a partir de agora, sugiro que entrem nas mensagens anteriores e imprimam, ou estudem na tela mesmo, valeu grande abraço para minha aluna Ana Paula, valeu! 

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 23:24
daqui para frente prestem muita atenção, pois estarei colocando mais dicas, fiquem atentos!

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/04/06 as 23:30
Caros amigos do forum divulgem o tópico, pois minha intenção é realmente ajudar mais e mais baterista a desenvoverem uma técnica boa para solos! pois em nosso país ainda fanta união, os caras lá de fora são unudos em tudo, por isso que são potências mundiais, deveremos ser assim unidos, e sempre ajudando uns aos outros. vamos chegar um dia e olhar para trás e dizermos: conseguimos chegar aonde queríamos, por isso que muitos músicos ainda sofrem com a discriminação, pois já viu como existe uma desunião e preconceito, não pode ser assim, pois já viu como os médicos, advogados são querendo ou não unidos! pois é ajudando a proteger a nossa classe, é que consiguiremos ir adiante, pensem nisso!!!!!!!!!

Roque Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 27/09/03
Pontos: 803
Link direto para este Post Postado: 21/04/06 as 20:20

Sua iniciativa é excelente Gustavo.

Apesar de gostar muito de estudar eu infelizmente tenho pouquíssimo tempo pra me dedicar a bateria, mas estou copiando todos os textos e montando um doc para aos poucos ir absorvendo essa quantidade de informação que voce está passando e que além de uma grande quantidade tem também muita qualidade.

Só acho estranho por que nenhum moderador se manifestou até o momento em fixar o tópico. Qual o critério usado para fixar um tópico?

De qualquer forma um tópico deste nível sempre vai ficar lá em cima.

Um grande abraço e obrigado mais uma vez pela ajuda.

Roque

Módulo TD12 Roland,
Pratos: CY15R, CY12R/C, VH11, CY6.
Tambores: Drum7

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 22/04/06 as 01:31
Realmente eu não sei qual o critério para fixar um tópico, mas estarei fazendo desse tópico uma referência ao estudo aprofundado na elaboração de solos para bateria, algo que ninguém ainda o fez! estarei fazendo isso até quando for preciso para que mais e mais bateristas tentem melhorar neste aspecto, isso que estou fazendo é o que faço em meus workshop`s, inclusive eu tenho 3 vídeos em WMA para fazer conversão para um formato menor, qual programa que poderia usar para postar meus vídeos de solos para vocês começarem a estudar o que eu estou passando, mesmo porque nestes três solos eu posso detalhar de modo visual os clichês que usei, certo?

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 22/04/06 as 01:33

Parte 10 de nossos estudos sobre solos de bateria.

Solo sequenciado

Neste tipo de solo o mais importante é frisar que a maneira de faze-lo é determinar partes programadas para sua execução, ou seja, usar um método de seqüência já definida desde o início, assim como os clichês já estarem certos e com sua arrumação fechada. Utilizar um sequencer com partes já programadas e o recurso do metrônomo são de praxe para este tipo de solo.

Procure por partes seqüenciadas em programas de computador, ou peça para um amigo que toque teclado, e sabe trabalhar com sequencer faça para você um tema seqüenciado!

Outro tipo também seria utilizar uma linha de metrônomo definida em uma velocidade para estudar seus clichês, a modo de organizar seus temas e preparar o solo sempre de maneira igual!

Como estudar para executar bem um solo seqüenciado?

Usando um sequenciamento de tema

Podendo ter uma parte já programada com um tema já feito, podemos mutar algumas partes desse mesmo tema da seguinte maneira: primeiro execute seu solo com o tema inteiro, sem pausas, logo em seguida programe pausas entre partes desse mesmo tema, assim você terá mais habilidade com o tempo e andamento, além é claro de testar sua memória.

Usando o click

Com o uso do metrônomo podemos também estabelecer a mesma regra, bastando gravar uma parte programada do click, com pausas entre determinados números de compassos, por exemplo: comece usando o tema inteiro com o metrônomo, em seguida mute algumas partes sabendo que para dois compassos mutados, teremos um pausado, depois inverta essa situação, e em seguida faça isso aleatoriamente afim de melhorar sua performance!

Usando bases de clichês programados

Com o auxílio de uma gravação sua mesmo, pratique fazendo um dueto com você mesmo, ou seja, grave suas partes separadamente, e use-a como se fosse outro baterista tocando com vocÊ, isso é muito bom!

Obs: Mais para frente veremos como estudar solos em duetos!

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 22/04/06 as 01:35
Peçam para que mais bateristas entrem no tópico, pois estou com muita informação interessante, e seria uma pena se poucos puderem ter acesso a isso! pois como mencionei isto é parte integrante de meus workshop`s que faço para a Odery e Krest, daí a importância dessa divulgação, quem sabe poderíamos até colocar em pauta isso no site, quem sabe?

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 22/04/06 as 01:36
Em 2005 eu fiz um workshop sobre solos muito interessante, onde eu coloquei três alunos para tocarem comigo, foi muito legal, isso será um tema mais para frente, sobre solos em dueto ou também em grupo, certo?

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 22/04/06 as 01:53

a cada momento estarei colocando uma dica

segue então

dica 1 - nunca exceda seus limites de velocidade, tentem fazer cada parte separadamente e de maneira gradual, ou seja, sempre façam do lento até o mais rápido, só que seguindo a ordem natural das coisas.

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 22/04/06 as 02:11
caros amigos estou fragmentando minha apostila sobre o assunto de solos, então por favor peguem todas as informações possíveis anteriores, pois agora teremos muito mais informações!

Responder Responder Página  <1234 7>
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.078 segundos.